Perda de invencibilidade expõe fraco aproveitamento de vitórias do Timão

O Corinthians era a única equipe do país invicta após a Copa América. O time alcançou a marca de 14 jogos sem perder, contando todas as competições que disputa, porém, saiu derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, em Brasília, fechando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Foto: Osvaldo Lima/Photo Premium

Com a derrota para os cariocas, o baixo número de vitórias corintianas, mascarado pela invencibilidade, agora ficou em evidência. Durante o período que ficou sem perder desde a retomada do calendário pós-Copa América, o Timão disputou 10 partidas pelo Brasileirão, onde empatou cinco jogos e venceu os outros cinco. A série invicta e o alto número de empates, aproximou o Corinthians dos líderes, e fez os torcedores sonharem com o título, quando a equipe alcançou o terceiro lugar na tabela.

Antes da Copa América, o Timão era o 10º colocado e tinha 13 pontos a menos que o rival Palmeiras, líder na época. Hoje, com o primeiro turno do campeonato finalizado, a equipe de Parque São Jorge ocupa o 5º lugar, 10 pontos atrás do Flamengo, atual líder.

Se levarmos em conta que a diferença para o líder era de 13 pontos (antes da Copa América) e hoje caiu para 10, parece que a equipe teve uma certa evolução, porém, a vitória conquistada diante do Goiás, no dia 7 de agosto, foi na verdade uma partida adiada pela 7ª rodada do Brasileirão. Período Pré-Copa América.

Levando essa observação em conta, formalmente, o Corinthians teria 10 pontos de diferença para o líder, finalizadas as noves rodadas que antecederam a pausa para a competição de seleções. Nessa projeção, também estaria empatado em número de pontos com o 6º colocado da época.

Em outras palavras, apesar de vir de uma invencibilidade importante depois da parada, o baixo aproveitamento no número de vitórias igualou a campanha da equipe pré-Copa América. Desempenho, aliás, criticado por grande parte dos torcedores e da imprensa. O treinador Fábio Carille foi enfático ao dizer que a equipe iria melhorar após a parada.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Durante os 14 jogos de invencibilidade corintiana, se contarmos os jogos do Brasileiro, o Timão venceu as partidas contra CSA (em casa), Fortaleza (Fora), Botafogo (em casa), Atlético-MG (em casa), e Goiás (em partida adiada e em casa). E acabou empatando com Flamengo (em casa), Palmeiras (em casa), Internacional (fora), Avaí (fora), e Ceará (em casa).

As 4 partidas restantes do período invicto, aconteceram na Sul-Americana. O Timão venceu o Montevideo Wanderers, do Uruguai, nos dois jogos e empatou com o Fluminense nas duas partidas.

Diferente do Campeonato Brasileiro, apesar de não ter conseguido vencer nos últimos jogos do torneio sul-americano, pelo fato da competição ser no molde mata-mata, o Corinthians segue firme na briga pelo título inédito, e joga a primeira partida da semifinal nesta quarta-feira (18), contra o Independiente del Valle, do Equador, às 21h30, na Arena Corinthians.

Por Renan Sanchez

Rolar para cima