Futuro do Estadual começa a ser discutido nesta semana, e uma das propostas elimina o Timão da competição
Em decorrência da pandemia de coronavírus COVID-19, o Campeonato Paulista foi suspenso no dia 16 de março, logo após a 10º rodada das 12 programadas da fase de classificação.
Nesta quarta-feira (15) uma videoconferência entre os representantes dos 16 clubes do Estadual e da Federação Paulista de Futebol discutirá o futuro da competição, conforme informado pela Central do Timão.
Em comunicado que foi enviado aos clubes, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação, alega que recebeu da CBF o compromisso que os estaduais serão concluídos, porém, a entidade reforçou, que a retomada do Paulistão só acontecerá de acordo com protocolos de saúde. Vale lembrar que no estado de São Paulo, a quarentena foi ampliada até 22 de abril.
Leia também: Nas reprises, Boselli e Luan estarão em campo, nesta segunda-feira
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, que conversou com representantes de alguns clubes e da FPF, a maioria quer que a continuidade do campeonato em campo, com as fases decisivas finalizadas. Não se cogita tapetão.
Entre as ideias que serão colocadas em pauta, uma em especial, preocupa os corinthianos, apesar de não ter muito apoio. Seria cancelar as duas últimas rodadas da fase de grupos que faltam (a 11ª e a 12ª) e já partir para o mata-mata.
Com isso, Santos e Oeste (Grupo A), Santo André e Palmeiras (Grupo B), São Paulo e Mirassol (Grupo C) e Bragantino e Guarani (Grupo D), avançariam. O Corinthians estaria eliminado e dois times cairiam.
Leia também: Bruno Méndez fala sobre sua chegada ao Corinthians e elogia a Fiel: “eles não param de apoiar”
Também será discutida a possibilidade de jogos com portões fechados ou com limite de pessoas no estádio, como está se pensando em fazer na Europa. Outra ideia seria levar os jogos para cidades do interior onde haja pouco registro de infecção por coronavírus, mas os grandes clubes acreditam que isso desnivelaria a competição e afetaria seus programas de sócio-torcedor, que pagam para assistir aos jogos no estádio de seus times. Além do que seria mais viagens para fazer para os times que disputam a Libertadores – São Paulo, Santos e Palmeiras, causando mais confusão ainda caso o Campeonato Brasileiro já esteja em andamento.
Ainda segundo o jornal, não se cogita dar o campeonato por encerrado e dar a taça ao Santo André, time de melhor campanha até a paralisação. A ideia é voltar aos jogos, mas apenas quando houver um cenário de segurança para a saúde dos torcedores e jogadores, o que não se sabe quando vai acontecer.
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, maio será um dos mais duros e difíceis meses para o povo brasileiro em relação à pandemia.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados