Com defesa consolidada, desafio corinthiano é evoluir ofensivamente para buscar o troféu do Brasileirão
A base dos times que conquistaram títulos para o Corinthians de 2008 até aqui sempre foi o bom funcionamento do sistema defensivo. Tal feito faz muitos afirmarem que o alvinegro é um dos únicos clubes no futebol Brasileiro que tem identidade própria, DNA estabelecido, enaltecido e consolidado por troféus conquistados em quase todas as temporadas desde então.
O time de Fábio Carille em 2019 segue à risca esta cartilha, já que foi campeão Paulista no primeiro semestre, e é de forma isolada a melhor defesa do Brasileirão, alem de ser a equipe, ao lado do Bahia, com mais jogos sem ser vazado, 12.
No G4 do Brasileirão
Apesar de, ou por isso, o Timão ocupa atualmente a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, com oito pontos a menos que o líder Flamengo, 49 a 41. Faltando 16 jogos para o término da competição, ou seja, com 48 pontos em disputa, todos no Corinthians ainda falam em brigar para ser campeão.
Poucos gols
Para de fato o título ser possível, evoluir ofensivamente parece ser imprescindível, já que neste quesito o Coringão não figura entre os primeiros do torneio. Até aqui, em 22 jogos o Corinthians marcou 25 gols, sendo apenas o oitavo melhor do Brasileiro. Deste número, 15 foram marcados na Arena, em 12 partidas, e 10 quando o alvinegro atuou como visitante.
Desempenho dos atacantes
Outro ponto a ser destacado é o baixo desempenho individual dos atacantes corinthianos. Vagner Love, artilheiro do time no torneio com cinco gols, aparece apenas na oitava colocação entre os principais goleadores do campeonato. Os outros jogadores do Timão com mais gols são Pedrinho, com quatro, Boselli e Clayson, ambos com três.
O timaço de 2015
O eficiente sistema de jogo do Corinthians nos dá 2015 como exemplo de que com um ataque ajustado, o time sobra em relação aos adversários. Essa é a missão deste fim de temporada.
Próximo jogo
O Corinthians volta a campo neste sábado (05), contra o Grêmio em Porto Alegre, buscando gols para assim vencer seu quarto jogo seguido no Campeonato Brasileiro.
Por Marcelo Becker
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados