Um gesto feito pelo técnico Vítor Pereira após ser expulso pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, ainda no primeiro tempo do empate por 2 x 2 com o Coritiba, na última quarta-feira, no Couto Pereira, pela 37ª rodada do Brasileirão, causou questionamentos em parte da torcida alvinegra. Afinal, o sinal realizado pelo treinador com as mãos foi ou não um palavrão, como forma de xingamentos à arbitragem?
O sinal feito com o polegar encostando no indicador, com os outros três dedos da mão levantados, conta com vários significados ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, é “ok” ou “positivo”; no Japão, representa dinheiro; em outros países, como Brasil e Alemanha, pode ser entendido como um gesto obsceno, vulgar e erótico, como forma de insulto.
O sinal até é considerado uma ofensa em Portugal, país de origem do treinador, mas não tem nada de palavrão e possui um significado um pouco diferente do que se poderia imaginar. Em contato com a Central do Timão, o jornalista português Luis Pinto Coelho explicou que, em terras lusitanas, o gesto feito por Vítor Pereira significa que o árbitro “não vale nada”.
“Ele (Vítor Pereira) queria dizer que o árbitro ‘vale zero’, não presta, é fraco. Não era isso (gesto obsceno) que ele queria dizer”, explicou Coelho.
Apesar dos diversos significados do gesto, fato é que Vítor Pereira pode ter feito seu último jogo à frente do Corinthians contra o Coritiba. Expulso, o treinador português terá de cumprir suspensão automática no último compromisso alvinegro na temporada, no domingo, diante do Atlético-MG, pela 38ª rodada do Brasileirão. O auxiliar Filipe Almeida vai comandar a equipe na beira do campo.
Veja mais:
Corinthians abre venda de ingressos para clássico na Neo Química Arena pelo Paulistão Feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados