A Copa do Mundo FIFA de 2022 chega ao seu sexto dia com os jogos entre País de Gales e Irã, Catar e Senegal, Holanda e Equador e Inglaterra e Estados Unidos. E ao longo de sua história centenária, o Corinthians teve apenas quatro jogadores nascidos em algum dos oito países que entram em campo pelo Mundial nesta sexta-feira: foram dois equatorianos, um inglês e um estadunidense.
A começar pelos dois equatorianos, que defenderam o Corinthians em um passado recente. Tratam-se dos meio-campistas Junior Sornoza, que fez 50 jogos e marcou um gol com a camisa alvinegra em 2019, e Juan Cazares, que atuou 27 vezes pelo clube entre 2020 e 2021 e anotou dois gols.
Já o inglês também defendeu o Corinthians em um passado recente. Colin Kazim-Richards jogou pelo Timão entre 2017 e 2018, período em que conquistou dois títulos do Paulistão e um do Brasileirão. O Gringo da Favela, apelido que o próprio jogador carrega até os dias atuais, marcou quatro gols em 37 jogos com a camisa alvinegra.
Por fim, o estadunidense foi André Joseph Passantino. O ex-zagueiro realizou apenas um jogo pelo Corinthians, contra o Noroeste, em um amistoso disputado em junho de 1991, e não marcou gols.
A Central do Timão ainda faz uma menção honrosa para o ex-atacante e ídolo do Corinthians, Emerson Sheik, que nasceu no Rio de Janeiro, mas tem nacionalidade catariana e até chegou a atuar em três jogos pela seleção anfitriã da Copa do Mundo, um deles válido pelas Eliminatórias do Mundial de 2010. Pelo Timão, Sheik fez 196 partidas, com 28 gols, sendo os dois mais importantes na final da Libertadores de 2012.
Veja os números dos quatro jogadores nascidos nos países do quinto dia de Copa do Mundo que já atuaram pelo Corinthians:
Junior Sornoza (2019, meio-campista, Equador): 50 jogos, 1 gol;
Juan Cazares (2020-2021, meio-campista, Equador): 27 jogos, 2 gols;
Colin Kazim-Richards (2017-2018, atacante, Inglaterra): 37 jogos, 4 gols;
André Joseph Passantino (1991, zagueiro, Estados Unidos): 1 jogo, nenhum gol.
Veja mais:
Bastidores de eliminação do Corinthians no Paulistão Feminino demonstram foco e desilusão
Zagueira do Corinthians lamenta eliminação no Paulistão Feminino: “Luta e entrega não faltaram”
Dupla com passagem pela base do Corinthians atua em vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados