No ‘Troca de Passes’ da última quinta-feira (2), Paulo Vinícius Coelho comentou o atual momento do futebol brasileiro e indicou mudanças; entenda
Na última quarta-feira (1), o Flamengo transmitiu a partida contra o Boavista pelo Campeonato Carioca via mídias sociais do clube rubro-negro. Sem nenhum contrato de transmissão com a TV para seus jogos, a diretoria da equipe carioca alegou amparo na nova MP 984, que concedeu a decisão sobre os direitos da partida para o mandante.
A TV Globo, dona dos direitos do Carioca, mas não dos jogos do Flamengo, contra-atacou e alegou quebra de contrato, anunciando oficialmente que não transmitirá mais partidas da atual edição. Com isso, o Vasco da Gama também transmitiu a partida contra o Madureira por seus próprios meios, na última quinta (2).
De acordo com o comentarista da Rede Globosat, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, as disputas pelos direitos de transmissão podem inaugurar uma nova era no futebol brasileiro.
“Acho que hoje foi o dia do princípio do fim. A partir de hoje, os campeonatos estaduais não serão mais no modelo que a gente conheceu. Não será em um ‘piscar de olhos’, é o início de um novo momento”, disse o jornalista no SporTV, que ainda completou.
“Se eu estiver certo, se hoje foi o início do fim dos estaduais como a gente conhece, os pequenos vão ter campeonatos menores, com menos dinheiro e outro modelo de financiamento que não vai ser da televisão. Se eu estiver correto, você vai ter que ter modelos de financiamento confiáveis para os outros clubes, qualquer que seja ele. Pode virar clube empresa e traz um mega empresário da Arábia Saudita”, argumentou PVC.
Outra ‘briga’ também entrou em questão. A Turner, rede de TV fechada e responsável por canais como o Esporte Interativo, firmou contrato com oito clubes da Série A do Brasileirão. Porém, a emissora interrompeu os pagamentos em maio e não deu previsão para a volta, o que criou um litígio entre as partes.
De acordo com PVC, toda essa disputa não envolve apenas um clube ou outro, mas sim o futebol brasileiro. As discussões sobre os direitos de transmissão podem mudar o formato do calendário no país.
“Está todo mundo olhando como um problema do Flamengo. Tem uma conjuntura mais ampla: qual vai ser o novo modelo do futebol brasileiro? Quais campeonatos irão existir? Qual vai ser o calendário da temporada? Quanto dinheiro vai ter para manter os principais jogadores aqui?”, comentou PVC.
Na visão do jornalista, é necessário que se tenha organização para construir um modelo forte que atenda aos principais clubes do Brasil. Segundo ele, não adianta cada equipe negociar por conta própria, apenas por seus interesses, e não olhar para o campeonato como um todo.
“Tem que ter um campeonato relevante no Brasil. O Campeonato Brasileiro precisa ser melhor do que é. Isso significa ter equilíbrio, ter disputa, ter grandes times. Hoje o Flamengo é um grande time, mas precisa ter disputa. Vai ser igual o Campeonato Alemão? Hoje você prefere ver o Campeonato Alemão ou o Campeonato Inglês?”, questionou o comentarista.
Na Bundesliga, o Campeonato Alemão, o Bayern de Munique vem sendo campeão seguidamente desde a temporada 2012-13. Já na Premier League, considerada a melhor liga de clubes no mundo, tivemos cinco campeões diferentes no mesmo período: Manchester United, Manchester City, Chelsea, Leicester City e Liverpool.
Leia mais:
+ Confirmada: Foto de camisa que circula nas redes sociais é a oficial
+ Há sete anos, Corinthians vencia primeiro jogo da Recopa contra rival
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados