Atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians iniciou a preparação para o torneio na última semana. No CT da base, o técnico Orlando Ribeiro realiza as últimas atividades para definir, até dezembro, os 30 relacionados para a principal competição de base do país.
Em entrevista ao portal Meu Timão, o treinador falou sobre o processo de adaptação ao comando da equipe Sub-20 do Corinthians, destacando os desafios enfrentados desde sua chegada. Ele também detalhou os passos da preparação para a Copa São Paulo, ressaltando as limitações de tempo, as dificuldades impostas pela renovação do elenco e a necessidade de integrar os jovens jogadores do Sub-17 ao grupo principal.
“Não é a (preparação) ideal, falando sobre mim e o preparador físico Juliano (Dutra). Uma preparação para a Copa São Paulo, quando ela é normal, começa em fevereiro – no caso, fevereiro de 2024 –, porque a Taça São Paulo de 2025 é referente a 2024.”
“Nesse momento, nós teríamos que ter feito uma avaliação desde o início do Campeonato Paulista e do Brasileiro. Com isso, alguns atletas do Sub-17 já teríamos visto, como eles se comportam, quem está vindo treinar no Sub-20, com quem podemos contar e também esperar o profissional para ver quem será utilizado ou não. Tudo isso, podemos dizer que perdemos. Perdemos essa parte da preparação. Agora temos que construir daqui para frente. Será uma preparação muito rápida, muito curta. Temos que ser bem assertivos para não termos problemas”, destacou o técnico.
O Corinthians já vinha realizando trabalhos sob o comando de Danilo e Raphael Laruccia, ex-técnicos do Sub-20. Vale lembrar que a base do clube passou por sete trocas no comando entre as duas principais categorias.
“Tem um caminho já trilhado. Na verdade, quem tem que se adaptar ao grupo somos nós. O Danilo e o Raphael [Laruccia] fizeram essa preparação, e estamos dando continuidade. Em porcentagem, não sei dizer, porque ainda teremos amistosos no fim de novembro e começo de dezembro. Vamos ter uma visão melhor depois desses jogos para entender em qual situação estamos.”
Oficialmente, Orlando Ribeiro comandou o Corinthians em apenas duas oportunidades, na eliminação para o Palmeiras, nas quartas de final do Paulista Sub-20. Desde então, realizou amistosos no CT para conhecer o grupo e agora já entra na reta final da definição dos nomes.
“Pelo que vi do Corinthians este ano, perdemos muitos atletas que disputaram a última Copinha. É como se fosse uma reestruturação. É difícil fazer uma reestruturação, principalmente para os meninos que chegam ao Sub-20, porque existe uma diferença de até três anos de idade. Por aí, você já vê as dificuldades físicas para suportar o jogo. É difícil para eles (jogadores) e também para o entrosamento. Quando você tem uma equipe mais homogênea durante o ano, fica mais fácil”, analisou Orlando Ribeiro.
“Estou trabalhando com um grupo de 24 a 27 atletas no Sub-20. Tem o Sub-18, que o Zé (Augusto) comanda, e ficamos interligados. Conversamos bastante. Neste momento, tem o grupo que está em Recife (disputando a Copa Atlântico, torneio no qual o Corinthians foi eliminado na semifinal). Então, se precisar, pedimos para ele (Zé Augusto)”, destacou na sequência.
Mesmo com pouca amostragem e um período de trabalho ainda em fase inicial, o treinador afirmou estar satisfeito com o elenco disponível. Ele destacou a qualidade individual dos jogadores, tanto do Sub-20 quanto dos jovens que subiram do Sub-17, e ressaltou o comprometimento do grupo nos treinamentos.
“Todos (os jogadores são bons), né? (risos) Procuramos olhar para todos com bastante carinho. Às vezes, há alguma situação defensiva ou ofensiva a ser ajustada, mas todos têm uma qualidade boa. Os meninos do Sub-17 também têm qualidade. Acreditamos que temos um bom grupo para fazer uma boa Copa São Paulo”, afirmou.
Para a próxima Copinha, a tendência é que a média de idade seja inferior à edição de 2024, que contava com diversos atletas em último ano na base (nascidos em 2003). Neste momento, pelo menos 12 atletas do atual Sub-17 do Corinthians integram o grupo e batalham para estar na lista da competição, enquanto outros 11 jogadores nascidos em 2004 também tentam se provar.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians conhece data e horário da final do Paulistão Feminino Sub-17
Volante do Corinthians se destaca em quesitos defensivos entre jogadores da Série A do Brasileirão
Corinthians tem a segunda maior média de público do Campeonato Brasileiro de 2024
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados