Com volta de Osmar Loss ao clube, Tiago Nunes que integrar cada vez mais a base do Alvinegro com o elenco profissional no Corinthians
Recentemente o técnico Tiago Nunes declarou que um dos seus objetivos no Corinthians é integrar cada vez mais os jogadores das categorias de base nos trabalhos com o elenco profissional. Para que isso seja feito, Osmar Loss, que foi treinador do Timão nas últimas conquistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2015 e 2017, está de volta ao Parque São Jorge.
Maior campeão da principal competição de categorias de base do Brasil com dez títulos, o Timão venceu o torneio pela última vez em 2017. Em 2020 oito o número de atletas daquela conquista que possuem vínculo com o clube, sendo que apenas dois estão no atual elenco.
O título daquela temporada veio com a vitória por 2 a 1 em cima do Batatais. Os gols do Corinthians foram marcados por Marquinhos e Carlinhos, que foi o artilheiro do torneio, que teve Pedrinho como melhor jogador.
O time decacampeão com Osmar Loss tinha como base: Filipe; Samuel, Thiago Duchatsch, Del’Amore e Guilherme Romão; Renan Areias, Guilherme Mantuan, Pedrinho, Fabrício Oya e Marquinhos; Carlinhos. Porém três outros atletas que jogaram bastante aquela edição da Copinha são Carlos Augusto, Franklin Joseph e Luisinho.
O goleiro Filipe ainda pertence ao Corinthians, mas está emprestado ao Paraná Clube. O Lateral-direito de 2017, Samuel, permaneceu ma base do Timão até 2018, quando foi para o Paraná Soccer Technical Center.
Na lateral esquerda, Guilherme Romão chegou a ter algumas chances no profissional do Corinthians, mas não se firmou. O atleta está emprestado ao Botafogo-SP. O zagueiro Thiago Duchatsch saiu do Timão e passou por Madureira, Santos, Tupi e se encontra no Sampaio Correia.
Fechado a linha defensiva, Vinicius Del’Amore. O zagueiro foi emprestado após a Copinha para o Fortaleza, posteriormente ao Londrina e Oeste. O atleta chegou ao Votuporanguense de graça, e hoje está emprestado ao Anapolina de Goiás.
Jogador de muito destaque naquela campanha, o volante Renan Areias não renovou contrato com o Corinthians. Foi contratado pelo Roeselare da Bélgica e emprestado ao Ashdod de Israel.
Segundo volante da equipe, Guilherme Mantuan integrou o profissional do Timão em 2017, quando foi campeão brasileiro com Fábio Carille. Hoje o jogador está emprestado para o Oeste.
O meia Pedrinho, que foi principal jogador daquela conquista, está no time principal desde então. Foi o único que se firmou no Corinthians. Hoje o atleta negocia sua saída ao Benfica de Portugal.
O cérebro do time era Fabrício Oya segue com vínculo com o Coringão. O atleta está emprestado ao Oeste. Na ponta esquerda jogava Marquinhos. O atacante foi emprestado desde então a vários times como Bangu, RB Bragantino, Ponte Preta e Sport.
O artilheiro da conquista Carlinhos foi integrado ao elenco profissional no mesmo ano, mas não se firmou no time principal. Hoje o atacante joga no Marcílio Dias de Santa Catarina por empréstimo do Corinthians.
Dos atletas que entravam durante as partidas, o único que ainda pertence ao Corinthians é Carlos Augusto. Franklin Joseph foi para o Lokomotiva Zagreb, da Croácia, e hoje está no Metta, da Letônia. Já Luisinho passou por Atibaia, Coimbra-MG e está no América de Natal.
Dos 14 atletas citados oito tem vínculo com o Corinthians e apenas três jogaram com regularidade, Mantuan, Carlos Augusto e Pedrinho. Ser campeão da Copinha não é certeza de sucesso.
Por Vini Bonadie
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados