Oito anos do empate sem gols em São Januário pela Libertadores

Em 16 de junho de 2012, o Corinthians fazia um dos jogos mais truncados de toda sua história; relembre

Enquanto o futebol não volta em solo brasileiro, o que nos resta é relembrar momentos do Corinthians ao longo dos anos. Na vitoriosa campanha de 2012 pela Libertadores da América, uma partida chamou a atenção pela sua dificuldade extrema: o jogo contra o Vasco, em São Januário.

Emerson Sheik atuando pelo Corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Fotoarena

O embate é considerado uma das partidas mais difíceis de toda aquela Libertadores, superando até mesmo os encontros com o Boca e o clássico contra o Santos de Neymar, na época, atual campeão da competição. Então, para trazer um pouco do que foi aquele jogos, nós preparamos um especial. Bora?

Vasco 0x0 Corinthians – o jogo
Foto: Rodrigo Coca / Fotoarena

Na noite de 16 de maio de 2012, Vasco e Corinthians entravam em campo pela primeira partida das quartas-de-final da Libertadores da América. Comandada por Tite, a equipe alvinegra do Parque São Jorge foi para o jogo com Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Alex, Danilo, Jorge Henrique e Sheik.

Do outro lado, o técnico Cristóvão Borges escalou o Vasco da Gama com Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo, Thiago Feltri, Romulo, Nilton, Juninho Pernambucano, Diego Souza, Carlos Alberto, Eder Luis e Alecsandro.

Os primeiros minutos já deram a tônica do que seria o jogo. Quase nenhuma chance de gol e muita disputa. O gramado castigado pela chuva virou um lamaçal e prendeu a bola por boa parte do tempo. Assim, só restou às duas equipes chutar de fora da área, uma vez com Fábio Santos e outra com Romulo, uma de cada lado.

Edu Gaspar comemora 42 anos
Contas do Corinthians e Arena divergem sobre valores

Os especialistas em bola parada, de ambos os lados, também tentaram. Juninho e Alex realizaram boas cobranças, mas Prass e Cássio fizeram suas defesas. Com a entrega do time de Tite e a não menos forte marcação imposta por Cristóvão, a partida ficou truncada durante todo o primeiro tempo. Alessandro ainda teria chance de marcar no final da etapa para o Corinthians, mas mandou para fora.

Na volta para o segundo tempo, o Vasco tentou ser mais incisivo, chegando à área do Corinthians e criando chances com Juninho Pernambucano e Diego Souza, principais nomes do ataque cruzmaltino. O Timão também teve suas oportunidades, e Prass fez boa defesa após finalização de Jorge Henrique.

O Vasco da Gama chegou a marcar um gol, aos 26 do segundo tempo. Porém, o assistente da partida marcou impedimento de Alecsandro. O time carioca reclamou bastante. Vale lembrar que a TV Globo, com sua ferramenta visual de ‘tira-teima’, assinalou o impedimento do atacante.

No fim, ninguém balançou as redes, o zero ficou no placar e o Corinthians levou a decisão da vaga às semifinais para o estádio do Pacaembu.

Por: Gabriel Gonçalves / Redação da Central do Timão

Rolar para cima