Com o empate sem gols fora de casa diante do Fluminense, no último sábado, 17, o Corinthians somou mais um ponto na tabela do Campeonato Brasileiro, indo a 22 no total. No entanto, conforme as rodadas da competição acontecem, mais o clube e a torcida fazem contas para saber: afinal, quantos pontos serão necessários para escapar do rebaixamento à Série B de 2025?
É um senso comum no futebol afirmar que, com 45 pontos, uma equipe se salva da queda. E de fato, nos últimos dez anos, jamais um time que finalizou o Brasileiro com essa pontuação foi rebaixado. Inclusive, a “nota de corte” nesse período tem sido menor: os times com mais pontos a caírem desde 2014 foram Internacional (2016), Coritiba (2017), Grêmio (2021) e Santos (2023), todos com 43 pontos.
Isso significa que, nos últimos dez anos, 44 pontos tem sido suficientes para se manter na Série A. Logo, o Corinthians precisa dobrar sua pontuação atual para chegar ao “número mágico”, ou seja, conquistar 22 dos 45 pontos que ainda disputa no Brasileirão.
Na prática, isso representa um aproveitamento de 48,9% dos pontos, muito similar ao que o clube obteve com Ramón Díaz na competição. Desde que estreou, na vitória do Timão sobre o Criciúma por 2 x 1 na Neo Química Arena, o argentino conseguiu duas vitórias, quatro empates e uma derrota na Série A, fazendo o Corinthians somar 47,6% dos pontos disputados.
Mais difícil, porém, é a tarefa de superar a campanha corinthiana no Brasileirão de 2023. Na ocasião, o Alvinegro terminou o campeonato em 13º lugar com 50 pontos ganhos. Para que, na atual temporada, o time atinja 51 pontos, precisará somar 29 dos 45 pontos que ainda disputa, um aproveitamento de 64,4% – inferior apenas, hoje, aos desempenhos de Botafogo e Fortaleza, líder e vice-líder da competição.
O próximo desafio corinthiano na tarefa de escapar do Z-4, inclusive, é contra a equipe cearense, fora de casa, no próximo domingo, 25, às 16h (horário de Brasília). Antes disso, porém, o Time do Povo decide sua vida na Copa Sul-Americana nesta terça-feira, 20, ao receber o Red Bull Bragantino em Itaquera pelo jogo de volta das oitavas de final. O Timão tem a vantagem do empate para ir às quartas de final.
Volante do Corinthians avalia seu início de trajetória no clube
Hugo Souza encerra empate do Corinthians diante do Fluminense com números de destaque
Matheuzinho analisa partida contra o Fluminense pelo Brasileirão
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Um dos problemas que precisam ser resolvidos são os erros constantes dos árbitros da CBF, VAR etc contra o Corinthians, cabe ao Presidente ir à luta nesse sentido.