Alviverde enfrenta o Corinthians no Serra Dourada, que, apesar do momento turbulento, está no G4 do Brasileiro
Dono da segunda melhor campanha do returno, com mais de 83% de aproveitamento, o Goiás venceu cinco dos seus jogos que disputou no 2º turno do Campeonato Brasileiro. Foram 11 pontos conquistados no período e se encontra na 9ª posição da tabela, com 36 pontos. O clube esmeraldino tenta, hoje (16), dar sequência à ótima campanha. Pela 26ª rodada do Brasileirão, duela com o Corinthians, que chega pressionado, já que não vence há três partidas.
Desde que começou o returno, o Goiás tem tido como marcas a eficiência ofensiva – oito gols em seis jogos – e a defesa sólida, que só foi vazada em uma das rodadas, na derrota por 3 a 1 para o Botafogo.
O time goiano tem se adaptado bem aos adversários, sabendo gerir o time, mudando o perfil de acordo com o jogo, alternando partidas com proposta mais defensiva, com confrontos em que toma a iniciativa.
Nos jogos onde adotou proposta mais agressiva, produziu mais: foram 13 finalizações contra Fluminense e CSA (cada) e 18 contra o Botafogo. O mesmo não acontece quando se propõe a jogar no contra-ataque, a ver os jogos: contra o São Paulo (3 finalizações), Cruzeiro e Ceará (8 apenas em cada). No returno, o Goiás recebeu, em casa, três adversários, venceu todos os confrontos e marcou cinco gols: Fluminense (venceu por 3 a 0) , Cruzeiro (venceu por 1 a 0) e CSA (venceu por 1 a 0).
O clube esmeraldino vai para o confronto com apenas uma novidade em relação ao último jogo. Léo Sena retorna do cumprimento de suspensão. Com isso, Thalles volta para o banco de reservas. O técnico Ney Franco escalou o time com Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto, Yago Felipe e Léo Sena; Michael, Rafael Moura e Leandro Barcia.
Em entrevista à imprensa local, o meia Yago Felipe pode ter dado a projeção de como o time goiano deve encarar o Corinthians:
“- Sabemos da dificuldade que é enfrentar o Corinthians, não só pela camisa, mas pela qualidade do elenco. São jogadores que fazem a diferença em um descuido. Apesar disso, não mudaremos nosso estilo. Teremos humildade para marcar e sairemos para jogar também.”
O técnico Ney Franco também deu declarações, citando o sistema defensivo do Timão.
“- Os números do Corinthians, em termos defensivos, são espetaculares. É uma equipe que quase não toma gol e, em cima disso, teremos de jogar muito. Achar as poucas oportunidades que teremos no jogo e ter competência. E também temos de nos defender bem, porque é um time talentoso, que tem Vagner Love no ataque, Boselli, Cleyson, Pedrinho.“
O confronto desta noite (16) é o 51º da história entre Goiás e Corinthians. A vantagem no retrospecto é do Timão, que venceu 19 jogos e marcou 77 gols. Os goianos venceram 13 partidas e marcaram 52 vezes. O empate ocorreu em 18 jogos.
A última vez que o Goiás venceu o Corinthians foi em 2013, pelo placar de 2 a 1, no Pacaembu. Desde então, Goiás e Corinthians se encontraram em cinco partidas, com quatro vitórias do alvinegro e um empate.
No Serra Dourada, em Goiânia, no total são 25 jogos, sendo nove vitórias do Goiás. Nos últimos oito jogos ocorridos em solo goianiense, prevaleceu o empate, foram cinco partidas terminadas em igualdade e o esmeraldino venceu três. A última vitória do Corinthians na casa do Goiás foi em 2005, pela Sul-Americana, quando venceu por 2 a 0.
O Goiás espera casa cheia para esta noite, lembrando que apenas 6.200 ingressos foram disponibilizados para a torcida do Corinthians, sendo 3.800 cadeiras,a R$ 150,00 e 2.400 lugares na arquibancada Sul, a R$ 100,00.
Por Nágela Gaia
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados