O método de Tiago Nunes: como ele tem treinado o Corinthians em uma agenda tão cheia

O Globo Esporte mostrou em matéria feita por Marcelo Braga neste sábado (05) como o técnico tem trabalhado em meio a uma sequência de vários jogos em poucas semanas.

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Na noite de hoje, contra o Botafogo na Neo Química Arena, o clube fará seu quarto jogo em apenas 11 dias, com apenas 70 horas de descanso depois da vitória contra o Goiás na quarta. O técnico tem priorizado a recuperação física, que, aliás, tem sido um problema notável desde a volta pós-paralização.

Em vários jogos, como no da última quarta, os jogadores têm caído de rendimento no segundo tempo, mostrando o quanto a parte física está comprometida. Nunes tem feito menos treinos e mais substituições, aproveitando o aumento no número de alterações permitidas pela FIFA neste semestre, de três a cinco no tempo normal.

Com menos tempo para preparação, o treinador tem feito mais explicações verbais que treinos práticos de repetição para consertar erros técnicos e táticos.

“Estamos em meio a uma pandemia, teve uma parada de quatro meses, os jogadores estão jogando a cada três dias (…). A gente tem um cuidado para preservar os atletas”, disse Nunes.

Danilo Avelar destaca o uso de tecnologia: “É usado bastante vídeo, repetição da análise do jogo anterior e um compilado dos melhores momentos que cada atleta fez neste jogo”.

Os analistas têm usado drones para filmar as atividades dos jogadores nos treinos; as imagens são transmitidas ao vivo para os assistentes e são vistas pelos atletas em um carrinho de golfe.

“O Tiago chama para conversar individualmente ou coletivamente antes do treino. Outras vezes ele para o treino e mostra na televisão alguma imagem de posicionamento”, explica Avelar.

Depois da partida de hoje, o Corinthians terá mais cinco jogos até o fim do mês, começando pelo clássico contra o Palmeiras na próxima quinta-feira (10), às 19:15 na Neo Química Arena.

O Timão encerra o mês com um compromisso adiado: a partida da primeira rodada contra o Atlético-GO, em casa, atrasada pela presença do alvinegro na final do Paulistão.

Por Eduardo Quintino / Redação Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima