Por sua grandeza no futebol brasileiro, o Corinthians costuma estampar capas de jornais a cada nova contratação. E essa não poderia ser diferente. Mesmo que não se trate de um renomado jogador profissional ou de uma transferência com valores astronômicos, mas trata-se de um reforço que tem a cara e alma do time do povo.
Davison, que completou 17 anos recentemente, é o mais novo contratado do Timão. Ele agora trabalha como Jovem-Aprendiz no Corinthians, auxiliando na manutenção do Memorial do Clube e nos eventos realizados pelo Departamento Cultural do Alvinegro.
Essa é a primeira vez que um clube de futebol abre as portas para um menino vindo de um lar de adoção, inserindo-o no mercado de trabalho e dando-lhe oportunidade de crescimento profissional. Como dizem: NÃO É SÓ FUTEBOL, não é mesmo!?
Há alguns anos, Davison já participa de ações beneficentes realizadas pelo Departamento de Responsabilidade Social do Corinthians no Parque São Jorge, como festas de Páscoa ou Dia das Crianças, voltadas para receber instituições carentes cadastradas no atendimento. Mas esse ano de 2019, poderia ser o último de Davison nas ações do Departamento, o que chamou a atenção de funcionários do Clube e sensibilizou o atual Diretor, Carlos Roberto Elias.
Ao completarem 17 anos e 11 meses, os meninos e meninas que vivem em lares de adoção pela grande São Paulo, precisam obrigatoriamente se retirar de onde vivem. Mas ir para onde? Sem família, talvez sem um futuro programado ou um trabalho tão esperado, sem muitas perspectivas. Essa era uma pergunta que com certeza estava atormentando Davison a cada dia que se passava e que o deixava mais perto da maioridade, mas que agora, parece estar cada vez mais próxima de encontrar uma resposta. Com a oportunidade que está recebendo do Corinthians, ele já pode começar a se preparar para a independência e assumir novas responsabilidades.
“Um menino que é símbolo de resiliência, educado, dedicado, diferente de tantos outros …” É assim que as assistentes sociais definem o mais novo Jovem-Aprendiz do Corinthians, por todas as situações difíceis que já enfrentou e mesmo assim, continuar escolhendo seguir o caminho correto, que por muitas vezes, é também o caminho mais difícil. Com toda certeza, Davison é um exemplo de vida. Ele pode não ter crescido com o apoio de uma família ou com as melhores condições financeiras, mas aproveitou tudo que a vida lhe deu de bom ou ruim, para se transformar no melhor que podia. Elogiado por todos que o conhecem, não há como não se emocionar com sua história.
Davison mora em um SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) da Zona Leste, onde também residiam seus quatro irmãos. Em 2016, os três irmãos mais novos foram adotados por um casal, que por falta de espaço e condições, não conseguiu adotar também os dois irmãos mais velhos, Davison e Jeferson, que continuaram no lar de adoção, apesar de manterem contato frequente com os irmãos mais novos. Só que em 2018, nosso guerreiro teve mais uma triste perda para superar; diante de um trágico acidente por atropelamento, seu irmão, Jeferson (com 15 anos) acabou falecendo.
Dos cinco irmãos, apenas Davison permaneceu no Acolhimento. Mas agora, pouco antes de completar seus 17 anos, ele acabou encontrando outro significado para a palavra “família”; um time que está disposto a ajudá-lo no que for preciso, para que ele tenha novas oportunidades e aprendizados nessa fase tão importante de sua vida. Pessoas que vestem preto e branco, mas que podem deixar a sua vida mais colorida! Afinal, para um menino que já colecionou tantas batalhas e superações,ser campeão é uma consequência.
SEJA BEM VINDO DAVISON! E VAI CORINTHIANS!
Por Letícia Beppler
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados