O Corinthians acertou, na última sexta-feira, a contratação de Luciano Dias para ser o segundo auxiliar de Fernando Lázaro em 2023. O profissional estava no Taubaté e chega para ocupar a vaga deixada por Rodrigo Santana, contratado junto com Thiago Larghi no início da semana, mas dispensado pelo clube por presença em um ato considerado antidemocrático.
Luciano Dias é um ex-zagueiro que fez sucesso com a camisa do Grêmio na década de 1990. Ele defendeu o Corinthians em 1999 e fez parte da campanha do tricampeonato brasileiro, mas não deixou saudade na Fiel. O profissional se aposentou em 2002 e passou a exercer a função de treinador em 2004, comandando diversos clubes de menor expressão pelo Brasil desde então.
Abaixo, a Central do Timão destrincha toda a carreira do novo auxiliar de Fernando Lázaro:
Carreira como técnico
Luciano Dias tem 52 anos e é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O ex-zagueiro começou a carreira no Grêmio em 1990 e conquistou nove títulos: quatro Campeonatos Gaúchos (1990, 1993, 1995 e 1996), um Brasileirão (1996), duas Copas do Brasil (1994 e 1997), uma Libertadores (1995) e uma Recopa Sul-Americana (1996).
Luciano deixou o Grêmio em 1997, quando acertou com o Standard Liège, um dos clubes mais tradicionais da Bélgica. O ex-zagueiro permaneceu no futebol belga até 1999, ano em que decidiu retornar ao Brasil para atuar no Corinthians. Ele, no entanto, realizou apenas seis jogos com a camisa alvinegra, incluindo a primeira final do Brasileirão daquela temporada, contra o Atlético-MG.
O duelo contra o Galo foi, aliás, seu último com a camisa do Corinthians. Isso porque o ex-zagueiro falhou na decisão, que terminou com vitória do Atlético-MG por 3 x 2 – o Timão venceu o segundo jogo, por 2 x 0, e empatou o terceiro, por 0 x 0, conquistando o título. Pelo clube paulista, foram apenas seis partidas, sem gols marcados.
Em 2000, Luciano chegou ao Fluminense, onde ficou até 2002, ano em que se aposentou dos gramados com a camisa do Mamoré, de Minas Gerais.
Carreira como técnico
Luciano Dias iniciou a carreira como treinador em 2004, dois anos após pendurar as chuteiras. Ele acertou com o Social Esportiva Vitória, de Votuporanga, onde permaneceu até a temporada seguinte.
O ex-zagueiro rodou o futebol brasileiro por clubes de menor expressão, comandando equipes como Tanabi, Corinthians-AL, Esportivo-RS, Rio Preto, Botafogo-SP, Guarani, Oeste, São Bernardo, Noroeste, Red Bull Brasil, Cuiabá, Catanduvense, Penapolense, Santo André, Sergipe, Comercial, Monte Azul e XV de Piracicaba.
Em sua carreira à beira do campo, Luciano Dias conquistou dois títulos da Série A2 do Campeonato Paulista. O primeiro foi em 2012, com o São Bernardo, e o segundo foi em 2016, pelo Santo André. Ele também conquistou o acesso para a elite do futebol paulista por Rio Preto, Noroeste e Botafogo, além de levar o Guarani à Série B do Brasileirão de 2008.
O último trabalho de Luciano Dias, antes de aceitar uma proposta do Taubaté, foi no Operário de Várzea Grande, do Mato Grosso. Ele conduziu a equipe mato-grossense ao vice-campeonato da Copa FMF em 2022, posição que garantiu ao clube a disputa da Série D do Brasileirão de 2023.
Além da carreira em clubes de menor expressão no Brasil, Luciano Dias treinou categorias de base do Grêmio em 2014 e exerceu a função de coordenador técnico no clube gaúcho em 2015.
O profissional havia sido anunciado como treinador do Taubaté e estava participando da montagem do elenco da equipe para a Série A2 do Campeonato Paulista de 2023. Luciano Dias , porém, não chegou a estrear à frente do time.
Veja mais:
Corinthians goleia Athletico-PR e se classifica à semifinal da MGF Cup Sub-16
Corinthians visita União Corinthians buscando manter sequência positiva no Novo Basquete Brasil
Discurso de Arthur Elias marca bastidores de vitória sobre o Red Bull Bragantino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados