“Xodó da Fiel”, Neto completa 56 anos nesta sexta-feira

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, o ex-meia e hoje comentarista José Ferreira Neto, completa 56 anos nesta sexta-feira (09).

Nascido em Santo Antônio da Posse, no interior paulista, em 09 de setembro de 1966, Neto surgiu para o futebol na Ponte Preta, mas foi no Guarani que se destacou ainda na infância e adolescência. Ainda aos 17 anos, estreou no time profissional, em 1984, onde ficou até a metade de 1986, quando foi contratado pelo Bangu.

Estava no Palmeiras, em 1989, quando foi envolvido em uma troca com o Corinthians, na fatídica troca onde ele e o lateral Denys vestiram alvinegro, e Dida e Ribamar deixaram o clube.

Como camisa 10 do Timão, rapidamente tornou-se o ponto central do setor ofensivo do time. E em 1990, viveria seu grande ano: liderou o time em uma campanha de recuperação na tabela do Campeonato Brasileiro da Série A após um começo ruim e uma troca de técnico.

Neto e o troféu de Campeão Brasileiro de 1990. Fatalmente sem ele e seus 9 gols decisivos naquela campanha, o título não teria vindo. Foto: reprodução Corinthians / Ormuzd Alves

Capitão alvinegro, Neto ajudou o Corinthians a levantar a taça do primeiro título do Brasileirão da história do Timão, em 1990. No ano seguinte, também conquistou a Supercopa do Brasil. Em 1992, ficou eternizado por marcar um golaço de bicicleta contra o Guarani. Permaneceu no time até 1993, quando foi para o Millonarios, da Colômbia. Retornou ao time em 1996, permanecendo por uma temporada, e levantou sua terceira taça pelo time, a do Paulistão de 1997.

Penúltima rodada da fase semifinal da campeonato Paulista. Dia 30/05/1993, no Morumbi. Após perder um pênalti, Neto se redime e marca o gol da vitória sobre o São Paulo, deixando o Timão a um passo da final do campeonato Paulista daquele ano. Foto: Reprodução

No mesmo ano, Neto encerrou a sua passagem com o manto alvinegro. Em 227 jogos, anotou 80 gols. Além dos três títulos oficiais, conquistou a Taça dos Invictos em 1990, Troféu Centenário em 1991 e o Troféu Ramón de Carranza em 1996.

Notícias do Corinthians

Rolar para cima