José Elias Moedim Júnior, o Zé Elias, um dos mais jovens jogadores a vestir a camisa do Corinthians, estreou em campo pelo Timão em 7 de setembro de 1993, com 16 anos.
Filho do Terrão corinthiano, Zé Elias foi lançado no time profissional pelo técnico Mário Sérgio Pontes de Paiva, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro diante do Cruzeiro. O jogo, realizado no Mineirão, terminou com vitória do Corinthians por 2 x 0, gols de Tupãzinho e Leandro Silva.
Volante duro no desarme (os adversários o chamavam de “Rei do carrinho”), preciso nos passes, milimétrico nos lançamentos. Mas foi a sua raça e incansável disposição em lutar pelo time, que o transformaram no “Zé da Fiel”.
Zé Elias viveu seu melhor momento no Corinthians histórico de 1995, quando foi Campeão Paulista e da Copa do Brasil, diante do Palmeiras e Grêmio e com dezoito anos de idade foi convocado, por Zagallo, para a Seleção Brasileira.
O carinho da Fiel por Zé Elias era tão grande que no dia 25 de setembro de 1994, dia do seu aniversário, a Fiel comemorou, com ele, no Pacaembu. Um dia que Zé Elias nunca esqueceu e comentou há pouco tempo em uma entrevista ao portal UOL.
“Os meus 18 anos aqui no Pacaembu é a coisa mais marcante pra mim. Dezoito anos, aqui, contra o Criciúma, 40 mil pessoas cantando parabéns. Acho que é um presente que poucas pessoas recebem ao longo da vida e eu tive esse privilégio. Foi aqui, 25 de setembro de 1994, contra o Criciúma, 3 x 2.”
Ao todo, Zé Elias disputou 161 partidas com a camisa do Timão e anotou dois gols, sendo Campeão Paulista e da Copa do Brasil em 1995, deixou o clube na metade de 1996 vendido para o Bayer Leverkusen da Alemanha, onde permaneceu até 1997, quando foi para a Internazionale de Milão e atuou ao lado de Ronaldo Fenômeno, sendo campeão da Copa da UEFA de 1998.
Hoje, Zé Elias ganha a vida como comentarista de futebol no canal ESPN.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados