CBF fará reunião nesta quinta com clubes da Série A para discutir retorno do público aos estádios
Os quatro grandes clubes de São Paulo que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro seguem a posição do Corinthians e não aceitam a volta do público aos estádios de forma isolada, como pretende o Flamengo, no Rio de Janeiro.
Nesta terça (22), o Ministério da Saúde aprovou um estudo com proposta de retorno de até 30% de torcida aos campos a partir de outubro.
O GloboEsporte.com entrou em contato com os quatro grandes de São Paulo e todos são pela volta em conjunto, e não de forma isolada. Veja a posição de cada clube:
“O Corinthians só aceita a volta do público aos estádios se todos os times da Série A tiverem a mesma oportunidade, independente do estado ou cidade. Se não forem as mesmas condições pra todos não entraremos em campo”, escreveu o presidente do Alvinegro, Andrés Sanchez, em seu perfil no Twitter.
O Palmeiras também se manifestou por meio do Twitter nesta terça-feira (22) e se declarou defensor da isonomia de condições para todos os clubes. “A presença da torcida deve se aplicar para todos os clubes ou para nenhum”, concluiu.
O São Paulo não se posicionou publicamente. Ao GE o Tricolor disse considerar prematura a volta de público aos estádios, mas caso venha a ocorrer que seja para todos.
Outro que não publicou sua opinião. Mas respondeu ao GE que defende a isonomia da disputa das competições nacionais e a saúde de todos os envolvidos”.
A FPF informou que manterá sem público as competições que estiverem em andamento. A Federação Paulista também prefere que a medida seja válida para todos os clubes.
Após o Governo Federal aprovar, nesta terça, seu plano de retorno de público gradual nos estádios de futebol, a CBF convocou uma reunião com os clubes para debater o assunto. A videoconferência é nesta quinta, às 16h30.
O STF determinou que cada estado e município realize seus protocolos e adote as medidas sanitárias apropriadas para receber torcedores. Portanto, somente governadores e prefeitos podem flexibilizar o público em eventos.
São 10 as cidades que recebem jogos do Campeonato Brasileiro
Ao GE cada secretaria consultada respondeu:
Belo Horizonte: a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid, neste momento, não autorizam o retorno das torcidas aos estádios em Belo Horizonte.
Bragança Paulista: a Prefeitura não vai se posicionar ainda sobre o tema.
Curitiba: a prefeitura afirmou que vai aguardar orientações do Ministério da Saúde para tomar uma decisão.
Fortaleza: a Prefeitura vai seguir as orientações do Governo do Estado. O governo aguarda um protocolo das autoridades esportivas.
Goiânia: ainda não há nenhum estudo do município para a volta do público aos estádios. Isso vai depender da apresentação de protocolos que garantam a segurança do público.
Porto Alegre: Prefeitura vai ter uma reunião com o comitê nesta quinta e após isso vai se posicionar.
Rio de Janeiro: a prefeitura do Rio de Janeiro é a única que liberou, de forma oficial, 30% de público no Maracanã, ou seja, 20 mil torcedores.
Salvador: o prefeito ACM Neto não aprova a volta do público aos estádios nesse momento.
Santos: a prefeitura aguardará orientações do Governo do Estado.
São Paulo: a Prefeitura ressaltou que na fase atual em que a cidade está classificada não é permitida a realização de jogos de futebol com a presença de público, mesmo que com percentual menor da capacidade máxima dos estádios.
Por Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados