Talismã da Fiel, Tupãzinho comemora 54 anos nesta quinta

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho ou “Deus Tupã”, completa 54 anos nesta quinta-feira (07). Ídolo eterno da Fiel, marcou o gol que deu o primeiro título Brasileiro ao Corinthians, em 1990, no segundo jogo da final contra o poderoso São Paulo de Telê Santana.

Tupãzinho chegou ao Parque São Jorge no início de 90, emprestado pelo São Bento, de Sorocaba, para a disputa do Campeonato Paulista. Apesar de não ter sido titular absoluto, era considerado um jogador muito importante e geralmente brilhava quando entrava no segundo tempo. Ficou conhecido como o “Talismã da Fiel”, pois sempre que entrava em campo, empatava ou virava o jogo em favor do Timão.

A foto histórica de Tupãzinho. Foto: Daniel Augusto Jr

Na final do Campeonato Brasileiro de 1990, Tupã se tornou definitivamente ídolo da Fiel torcida, ao marcar o gol da vitória do Corinthians sobre o São Paulo na grande final do Campeonato Brasileiro de 1990, título histórico, por ser o primeiro nacional conquistado pelo Timão.

Marcado na história do Corinthians, Tupãzinho é até hoje um dos atletas que mais vestiram o manto alvinegro, mesmo sem ter sido titular na maior parte das setes temporadas que ficou no Parque São Jorge. Foram 341 partidas e 52 gols marcados. Na passagem pelo Corinthians, o jogador teve outras conquistas importantes, como a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista, ambos em 1995. 

Confira o Top 10 gols de Tupãzinho pelo Corinthians:

Confira como foi o bate-papo com Tupãzinho, no programa Mesa Corinthians, da TV Central do Timão:

Rolar para cima