Um dos maiores ídolos da história recente do Corinthians, José Paulo Bezerra Maciel Júnior, o volante Paulinho, completa 34 anos nesta segunda-feira (25).
O volante que chegou ao Corinthians sem muito alarde, se tornou uma das peças mais importantes nas recentes conquistas do Timão.
Em uma primeira passagem, Paulinho atuou pelo Corinthians de 2010 a 2013 em 167 jogos e marcou 34 gols. Com a camisa Alvinegra, Paulinho conquistou o Brasileirão 2011, a Libertadores invicta em 2012, o Mundial de Clubes FIFA 2012, o Paulistão 2013 e a Recopa Sul-Americana também em 2013.
Cabe destacar também, que Paulinho é o volante com maior número de gols (13) pela Seleção Brasileira, em toda sua história, superando nomes consagrados como Falcão, Alemão e Dunga.
Após uma grande Copa das Confederações pela Seleção Brasileira, em 2013, Paulinho foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra, por aproximadamente €20 milhões de euros. Depois, teve passagem pelo Guangzhou Evergrande, da China e pelo Barcelona, da Espanha. Pelo time chinês, Paulinho ganhou quatro vezes o Campeonato Chinês e uma vez a Liga dos Campeões da Ásia. Em 2020, o volante fez 12 gols em 20 jogos e foi artilheiro do time na liga nacional.
Seu último clube foi o Al-Ahli Jeddah, mas a sua trajetória no clube da Arábia Saudita foi curta: apenas quatro jogos e dois gols. Após quase três meses sem atuar, Paulinho aproveitou para voltar ao Brasil e manter a sua forma no CT do Corinthians, e no dia 15 de dezembro último, foi anunciado como o primeiro reforço do Timão para a temporada 2022.
Em maio, em jogo do Brasileirão contra o Fortaleza, o meio-campista rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e saiu de campo chorando de dor. Passou por cirurgia e a previsão é que esteja apto a voltar a jogar somente no início de 2023. Ele tem contrato com o Timão até o fim do ano que vem.
Desde que voltou ao Corinthians, no início dessa temporada, Paulinho participou de 20 partidas e fez quatro gols.
Parabéns, Paulinho e excelente recuperação!
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados