#PraSempre – Aposentadoria de Ronaldo Fenômeno completa dez anos

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Há uma década, o maior camisa 9 da história do futebol mundial, Ronaldo Fenômeno, então jogando pelo Corinthians, anunciava sua aposentadoria.

Ronaldo foi o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, ganhou por três vezes o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e foi campeão em diversos campeonatos no Brasil e na Europa. O fenômeno inspirou toda uma geração em todo o planeta e continua inspirando, apesar de ter se aposentado há uma década.

No dia 14 de fevereiro de 2011, em coletiva no CT Joaquim Grava, no Corinthians, Ronaldo deu adeus aos seus dias como jogador.

“Como vocês ouviram falar neste fim de semana, eu estou aqui hoje para falar que estou encerrando a minha carreira como jogador profissional”, começou,

O Fenômeno se queixava de dores físicas e não conseguia mais suportá-las. Durante a coletiva em que anunciou a aposentadoria, disse que a decisão se deu por estar passando por muitas lesões, e ainda revelou que sofria de hipotireoidismo, um distúrbio metabólico que dificultava a perda de peso.

O Corinthians, que se tornou seu time de coração foi também seu último time como jogador. O “contrato” assinado em um guardanapo, durante um café da manhã com o então presidente Andrés Sanchez, mudou para sempre os rumos do clube paulista e também trouxe grandes alegrias ao camisa 9. Mesmo com hipotireodismo, e acima do peso, conseguiu marcar gols e entrar para a história do clube. Ronaldo marcou gols decisivos, atraiu parceiros comerciais e ajudou o Corinthians a conquistar dois títulos (Paulistão e Copa do Brasil), em 2009. 

Durante sua passagem, o Corinthians se modernizou: reformou o centro de treinamento, construiu o Centro de Excelência e costurou os acordos que culminaram na construção da Neo Química Arena. O Grupo Hypera Pharma, na época Hypermarcas, foi o grande parceiro do projeto ‘Ronaldo no Timão’. Atualmente, o grupo é o patrocinador máster da camisa do Corinthians com as ‘Vitaminas Neo Química’ e dono do naming rights do estádio do clube, com a marca Neo Química.

O atacante Ronaldo concede entrevista coletiva anunciando sua aposentadoria, apos o treino desta manha no CT Joaquim Grava, no Parque Ecologico do Tiete. 14/02/2011 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Fotoarena
O atacante Ronaldo concede entrevista coletiva anunciando sua aposentadoria, após o treino desta manha no CT Joaquim Grava. 14/02/2011 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Fotoarena

Ronaldo se eternizou como um dos ídolos da história do Corinthians por sua importância para o clube, dentro e fora de campo. Pelo time do Parque São Jorge em 2009, Ronaldo conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Além disso, atuou em 69 partidas e marcou 35 gols.

Focado na carreira de empresário e anda investindo bastante em diferentes tipos de projetos, continua envolvido com o Corinthians, de quem se declarou “um louco do bando”.

O atacante Ronaldo, quando recebia uma camisa comemorativa, concede entrevista coletiva anunciando sua aposentadoria, apos o treino desta manha no CT Joaquim Grava, no Parque Ecologico do Tiete. São Paulo / SP -  Brasil - 14/02/2011 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Fotoarena
O atacante Ronaldo, quando recebia uma camisa comemorativa, concede entrevista coletiva anunciando sua aposentadoria, apos o treino desta manha no CT Joaquim Grava, no Parque Ecologico do Tiete. São Paulo / SP – Brasil – 14/02/2011 Foto: © Daniel Augusto Jr. / Fotoarena

Notícias do Corinthians

Rolar para cima