Matheus Alexandre deixa elenco profissional e integra treinos do Sub-20 para disputa da Copa Paulista
O lateral-direito Matheus Alexandre, emprestado pelo Corinthians à Ponte Preta até 31 de dezembro deste ano foi rebaixado pela equipe campineira aos treinos do Sub-20 para disputar a Copa Paulista.
O garoto, revelado nas categorias de base do Marília, tem apenas um jogo oficial pela Macaca neste ano. Foi titular na derrota diante da Inter de Limeira, no início de fevereiro, e foi considerado culpado pela torcida pela derrota da equipe. O técnico Gilson Kleina saiu em sua defesa, alegando falta de ritmo do garoto, mas nunca mais voltou a utilizá-lo.
O lateral também ficou fora dos planos do técnico João Brigatti e, agora, Marcelo Oliveira. Matheus Alexandre não entra em campo há oito meses. Em 2020, esteve na lista de convocados em seis oportunidades, mas não saiu do banco de reservas em cinco vezes: Santo André, Palmeiras, Novo Hamburgo, Ituano e Ferroviária.
O ‘rebaixamento’ do atleta ao plantel da base foi a maneira encontrada pelo Departamento de Futebol para dar rodagem, sem a necessidade de rescindir o contrato.
A Copa Paulista de Futebol é o segundo torneio em importância a ser organizado pela Federação Paulista de Futebol. O intuito desse campeonato é ocupar durante o segundo semestre times que não tiveram sucesso ao longo da temporada, ou querem exercitar seu time reserva.
O torneio ainda não tem tabela desmembrada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), tampouco a definição dos grupos.
A abertura oficial acontece em 04 de novembro, enquanto o encerramento está agendada para 23 de dezembro. Ao todo, a competição regional reúne 20 participantes em cinco grupos de quatro. O campeão do torneio escolhe entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro, cabendo ao vice ficar com o descarte.
Em abril de 2019, Corinthians e Ponte Preta fizeram uma transação envolvendo jovens promessas. Após contratar o goleiro Yago e o volante Xavier para as categorias de base, o Timão acertou também a compra do lateral-direito Matheus Alexandre, então com 20 anos. O atleta também havia despertado também o interesse do Atlético-MG.
O Corinthians pagou R$ 800 mil parcelados por 50% dos direitos econômicos do atleta à Ponte.
Também ficou acordado que Matheus Alexandre ficaria no time campineiro para a disputa da Série B e só iria ao Timão ao fim de 2019, quando assinaria um vínculo mais longo.
O lateral, que também joga como volante, se destacou na Copa São Paulo 2019, foi promovido ao profissional, teve contrato renovado e recebeu aumento de salário. No profissional fez seis jogos pela Ponte no Campeonato Paulista de 2019 e recebia elogios do técnico Jorginho.
No final do ano, a equipe campineira procurou o Corinthians para estender empréstimo do lateral-direito, até o fim da Série B de 2020. Com a chegada do técnico Tiago Nunes, este deixou claro não contar com o jogador.
O objetivo era que o jogador continuasse em atividade, já que teria mais chances de atuar com frequência na Ponte Preta do que no Corinthians.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados