- Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Hortência de Fátima Marcari nasceu em 23 de setembro de 1959, em Potirendaba, interior de São Paulo. É considerada uma das maiores atletas femininas do basquete mundial e a melhor jogadora de copas do mundo da FIBA de todos os tempos em 2018, entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos em 2002, e para o Basketball Hall of Fame em 2005.
Quem não viu Hortência jogar, nem imagina o que perdeu. Quando ela dava aquela respirada intensa antes de cobrar um lance livre, o Brasil inteiro respirava junto e só esperava o desfecho para comemorar o ponto. Era certeira, de dentro ou de fora do garrafão. Entrava em quadra com uma garra poucas vezes vista na maioria dos atletas.
Quem não viu a melhor jogadora de basquete do Brasil e uma das melhores do mundo defendendo a Seleção Brasileira, tem que se contentar com vídeos. Uma atleta completa que deu grandes alegrias ao país como a medalha de ouro no Pan de Havana (1991), o título Mundial de 1994, a medalha de prata em Atlanta (EUA), em 1996, entre tantas outras conquistas. Foram 3.160 pontos na carreira, sendo 124 pontos em uma só partida.
Hortência ensinou um país inteiro a amar o basquete. Mas, não só de basquete viveu e vive a Rainha. Ela também vive de Corinthians. A Rainha é de casa. Da Casa do Povo. E não se cansa de declarar seu amor ao Timão.
“O Corinthiano não liga para o que dizem. O que ele liga é pra emoção que ele sente, o prazer que ele tem em vestir a cor do seu time, é torcer por ele… Ele só liga para o Corinthians.” Hortência na Rádio CBN.
“A minha alma está lavada, lavadíssima. Agora não ficou nenhuma dúvida do que o Corinthians é, do que a torcida pode fazer, porque realmente somos donos do mundo. Agora podemos falar”, disse a Rainha sobre a conquista do Mundial pelo Corinthians em 2012.
“Agora, não tem questionamento: o Corinthians é campeão do mundo! E jogou bem para caramba! Nem esperava que a gente fosse conquistar tão rápido porque foi a primeira vez que fomos ao Japão. Vencemos a primeira vez a Libertadores e, na primeira tentativa, fomos lá e ganhamos”, também sobre a conquista do Mundial.
“Parabéns, meu time amado. Nós sabemos muito bem a felicidade que é carregar este manto sagrado. Morro por ti, Corinthians”, postou Hortência em suas redes sociais no aniversário do clube.
Parabéns, Rainha! O Corinthians e os corinthianos do mundo inteiro lhe rendem homenagens no dia de hoje.