- Por Nágela Gaia / Redação Central do Timão
No dia 22 de julho de 1928, o Corinthians deixava o Ponte Grande definitivamente e inaugurava o Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha.
A inauguração da Fazendinha ocorreu com um jogo entre Corinthians e América-RJ que terminou com um empate em 2×2 e teve dois mil pagantes.
O time de futebol profissional masculino deixou de jogar na Fazendinha devido a baixa capacidade do estádio, que é de 10 mil torcedores. O primeiro estádio do Corinthians foi o Ponte Grande, situado no Bom Retiro.
Devido ao crescimento da Fiel Torcida, o Timão começou a mandar jogos no Morumbi e no Pacaembu, tendo feito a última partida oficial na Fazendinha no dia 03 de agosto de 2002, contra o Brasiliense, por 1 x 0, com gol de Fabinho.
Recentemente reformado, o Estádio Alfredo Schürig sedia jogos das categoria de base e do futebol feminino do Corinthians.
Adquirido em 1926 pelo Corinthians, o Parque São Jorge tornou-se uma das casas da história do clube. Na Fazendinha, foram 469 partidas oficiais do Alvinegro, com um aproveitamento de 74%: 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. O Timão marcou 1.321 gols e sofreu 480.
O gol mais rápido da história do estádio foi justamente o seu primeiro: De María abriu o placar para o Timão contra o América-RJ com 29 segundos de jogo, em marca nunca superada até aqui. Já o primeiro título viria naquele mesmo ano: o Corinthians derrotou a Portuguesa e faturou a taça do Campeonato Paulista de 1928.