Central do Timão reúne ‘Primeira Geração’ dos Gaviões da Fiel e conta sua história

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida, a maior torcida organizada do Corinthians, completa 52 anos neste dia 1° de julho. Fundada oficialmente em 1969, foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.

Em outubro de 2019, a Central do Timão reuniu alguns dos fundadores, membros da ‘Primeira Geração’ e do Acervo dos Gaviões da Fiel para contar a história através de quem a fez acontecer.

Imagem: Reprodução vídeo CdT

Foi uma volta ao passado. Na arquibancada do QG da Central do Timão, reunidos alguns membros da ‘Primeira Geração’, ou seja, que estavam juntos desde antes da fundação da organizada e participaram de todos os encontros que motivaram a criação da torcida. Dentre eles, os três primeiros presidentes vivos dos Gaviões: Júlio Toledo (terceiro presidente), Roberto Daga (quinto presidente) e Tadeu Piva (sexto presidente e irmão de Joca Piva (segundo presidente já falecido).

O sambista Ernesto Teixeira foi convidado a apresentar a série, que ainda conta com as presenças de Nenê Galo, Mexerica e Sicupira.

Sicupira

Durante a gravação da série, aconteceu o falecimento do folclórico Sicupira. Querido por todos, Sicupira, que trabalhou com o ator e produtor de filmes Mazzaropi, cuidava do primeiro bar da sede da torcida e ganhou este apelido por sua semelhança com Barcímio Sicupira, jogador do Corinthians na época. Respeitosamente, a Central do Timão dedica esta série a ele.

A partir deste 1º de julho, sempre às 19h30, até a próxima terça -feira (05), sempre às 19h30, a Central do Timão levará ao ar um episódio, conforme abaixo:

Episódio 1 – dia 1º – Os percursores – O antes da fundação dos Gaviões da Fiel

Episódio 2 – dia 2 – O surgimento dos Gaviões – de direito

Episódio 3 – dia 4 – A revolução corinthiana

Episódio 4 – dia 5 – A miscigenação e o braço cultural dos Gaviões – Caravanas, sambas, Histórias

Episódio 5 – dia 6 – A Família Gaviões da Fiel – Tradição! Passando o bastão

Episódio 1 – Os precursores – O antes da fundação dos Gaviões da Fiel

Neste primeiro episódio da série, Roberto Daga conta que o nome Gaviões da Fiel só foi escolhido em 1969, apesar de o grupo já se conhecer e se reunir desde 1966. Segundo Daga, o movimento teve início em torno da bandeira de Nenê Galo, a maior das arquibancadas do Pacaembu, e do lendário Inaté, que era considerado o “chefe da torcida corinthiana” e tido como referência para a Fiel. Os demais torcedores que se destacavam por seu amor ao Corinthians, chegavam com suas bandeiras e ali começou o nascimento dos gaviões.

Daga revela que três anos antes já era muito discutido por eles que não bastava torcer, era preciso participar da vida do clube, ter uma atuação na área político-administrativo do Corinthians. Dentre os objetivos, destacava-se derrubar o dirigente Wadih Helu, presidente do clube desde 1961 e que a torcida considerava um ditador.

O terceiro presidente da organizada, Júlio Toledo, destacou que os Gaviões também tinham o propósito de ‘uniformizar’ a torcida, visto que a camisa oficial já era muito cara, e não existia pirataria. Além da camiseta, foi criado um boné branco, que perdura até os dias de hoje.

Nenê Galo, que tinha a maior bandeira da torcida na época, recordou uma bandeira anterior, levada por dois outros torcedores, os irmãos Tadeu Piva e Joca, como fundamental para reunir a torcida. Nenê lembrou ainda que eles eram todos muito jovens, muitos com menos de 18 anos, e Wadih Helu, então presidente do Corinthians, mandava bater nos torcedores do Clube.

Tadeu Piva, presidente da instituição de 1979 a 1981, tinha 12 anos na época e já participava ativamente juntamente com seu irmão Joca, e através da bandeira do Corinthians que levavam aos jogos, promoviam a reunião de torcedores em torno do símbolo sagrado.

Vale a pena acompanhar. São episódios rápidos, mas com tempo suficiente para emocionar os que assistirem, além de derrubar mitos sobre a fundação dos Gaviões da Fiel, que faz parte da história do Sport Club Corinthians Paulista.

Notícias do Corinthians

Rolar para cima