O Campo do Lenheiro tinha 80×60 metros e foi capinado na foice e na enxada por Antônio Pereira e Joaquim Ambrósio, fundadores do clube
Após sua fundação, em 1º de setembro de 1910, o Corinthians precisava de uma bola e de um lugar para treinar e jogar. Uma vaquinha percorreu as casas dos moradores do Bom Retiro e resolveu o problema da bola, que custou 6 mil-réis.
A solução para o local foi o alugar o Campo do Lenheiro, terreno baldio que ficava ali mesmo no Bom Retiro, à Rua dos Imigrantes (atual José Paulino), número 34. O terreno era bem grande e dava fundos para a Rua Ribeiro de Lima, quase junto à Rua Prates.
Nele, um homem chamado João Ligeiro guardava cavalos de corrida e vendia toras de lenha. Daí o apelido ‘Campo do Lenheiro’. O aluguel custava 30 mil réis ao mês. Não era pouco para um clube que acabava de ser fundado. O campo tinha 80×60 metros e foi capinado na foice e na enxada por Antônio Pereira e Joaquim Ambrósio, fundadores do clube.
Nesse campo aconteceram, de 1910 a 1913, os primeiros jogos do Corinthians varzeano.
E foi ali que o Corinthians aplicou sua primeira goleada, vencendo a Associação Atlética da Lapa por 5 x 0.
No Banco de Dados da Folha de São Paulo há um registro dessa façanha. Diz que, empolgado por ter perdido apenas de 1 x 0 para o União Lapa, e logo após ter vencido por 2 x 0 o temido Estrela Polar, o Corinthians convidou a Associação Atlética da Lapa, “outro quadro de respeito no futebol de várzea”, para a terceira partida.
Conta a história que o time da A.A.Lapa era formado apenas por ingleses, que eram considerados os mestres do futebol.
Leia também:
+ Há 110 anos o Corinthians fazia sua estreia em campo
+ Há 110 anos, o Corinthians comemorava a primeira vitória de sua história
Não existem registros sobre os artilheiros desse dia, nem da equipe que entrou em campo. Supõe-se que tenha sido a mesma que fez as duas partidas anteriores: Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João de Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.
“Nesse dia, o bairro foi todo festa. Começou ali a se enraizar a fibra corinthiana. O destemor já fazia parte da vida esportiva do Corinthians, o time que despertava curiosidade e simpatia aos que acorriam à várzea para assistir à prática de bom futebol.” (SIC – Folha de São Paulo).
Sobre o Campo do Lenheiro, o jornalista e historiador Celso Unzelte conta:
“O primeiro estádio do Corinthians foi o modesto Campo do Lenheiro, localizado na Rua dos Imigrantes (atual Rua José Paulino), no bairro do Bom Retiro, onde o clube foi fundado em 1910. O local era apenas um terreno baldio que pertencia a um vendedor de lenha da época. No Lenheiro, na tarde do dia 14 de setembro de 1910, o Timão, ainda um mero time de várzea, venceu a primeira partida da sua história. Com gols de Fabbi e Jorge Campbell, a equipe então comandada por Rafael Perrone, um dos cinco operários que fundaram o clube dias antes, venceu o Estrela Polar por 2 a 0.”
“A relação entre o Corinthians e o Campo do Lenheiro durou somente até 1913. Ao todo, foram sete jogos (três vitórias e quatro resultados desconhecidos). Dentro das quatro linhas da primeira casa, o Timão tornou-se um time respeitável no futebol varzeano paulistano. O acanhado Lenheiro já era mais suficiente para receber os jogos da equipe. Famoso e já temido pelos rivais, entres eles, Germânia, Americano, Minas Gerais e Paulistano, o Corinthians atuou no Parque Antártica (43 jogos) e no Estádio da Floresta (oito jogos) entre 1913 e 1917. No ano seguinte, a chegada da primeira casa própria.”
Leia mais:
+ Vice de Vicente Matheus fala de suposta macumba contra Santos em 89
+ Após ser especulado no Sporting (POR), capitão do Sub-23 é promovido ao profissional no Corinthians
+ Cazares posta mensagem de despedida ao Atlético-MG e causa alvoroço entre torcedores do Galo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados