O Corinthians viajará até Belo Horizonte para enfrentar pela primeira vez o Atlético-MG em sua casa nova, a Arena MRV. E no último confronto entre as equipes, pela 33ª rodada do Brasileirão do ano passado, a partida acabou empatada por 1 x 1, e manteve o Corinthians muito perto do Z4.
Na partida em questão, o primeiro tempo foi de total domínio do Corinthians. O Timão não deixou o Atlético-MG jogar e imprimiu forte ritmo no campo ofensivo. O goleiro atleticano Everson, por exemplo, fez três boas defesas antes de sofrer o gol de Romero, aos 21 minutos, em cabeceio do paraguaio na entrada da área após cobrança de falta de Renato Augusto.
Na época, o técnico Mano Menezes promoveu três modificações no time que perdeu para o Red Bull Bragantino na rodada anterior. O lateral-direito Fagner, suspenso, deu lugar a Lucas Veríssimo, poupado em Bragança Paulista – Bruno Méndez foi mantido como titular, mas agora improvisado na lateral. O paraguaio Matías Rojas e o argentino Fausto Vera foram substituídos por Renato Augusto e Gabriel Moscardo, respectivamente.
O Corinthians, então, entrou em campo com Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto.
Do outro lado, o técnico Luiz Felipe Scolari escalou o que tinha de melhor à disposição, mas contou com ausências importantes, como Hulk, suspenso. O atacante deu lugar para o meia-atacante Pedrinho, formado nas categorias de base do Corinthians. Outra mudança em relação à equipe que empatou com o América-MG foi a entrada de Igor Gomes no lugar de Rubens.
Portanto, o Galo iniciou a partida com Everson; Saravia, Jemerson, Mauricio Lemos e Guilherme Arana; Otávio, Franco, Zaracho e Igor Gomes; Pedrinho e Paulinho.
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída de bola no primeiro tempo e iniciou o jogo pressionando a defesa atleticana. A primeira chegada aconteceu com menos de um minuto, quando Gabriel Moscardo fez ótima jogada individual pela direita, passou pela marcação e cruzou para o meio da área. Na sequência, após cruzamento da esquerda, Giuliano tentou finalização perto da marca de pênalti, mas furou.
Imprimindo um forte ritmo nos primeiros lances, o Corinthians não dava espaços para o Atlético-MG sair de trás e mantinha a posse de bola no campo ofensivo. Aos quatro minutos, Fábio Santos sofreu falta perigosa de Zaracho, mas Renato Augusto não cobrou direto e alçou na área para Bruno Méndez, ganhando escanteio. Na sequência, após nova cobrança de canto, Gil subiu sozinho e cabeceou firme, exigindo boa defesa de Everson.
O Galo tentou chegar pela primeira vez apenas aos nove minutos. Guilherme Arana recebeu aberto pela esquerda e cruzou fechado na pequena área, mas Cássio defendeu sem dificuldades. No lance seguinte, o Corinthians respondeu com um chute de Gabriel Moscardo de fora da área, defendido por Everson.
Aos dez, os comandados de Mano Menezes tiveram novo escanteio e, novamente, pararam em Everson. A bola foi cruzada na área e sobrou para Lucas Veríssimo, que ajeitou para Gil. O camisa 4 serviu Yuri Alberto, mais bem posicionado, e o centroavante exigiu defesa do goleiro atleticano em cima da linha.
Depois da primeira chegada, o Atlético-MG começou a encontrar mais formas de sair de trás e já ficava com mais posse de bola no campo ofensivo. Aos 16, Igor Gomes recebeu passe do lado esquerdo e bateu colocando, acertando Gil no meio do caminho. Na sequência, o Corinthians deu resposta perigosa após sair tocando de pé em pé no ataque e Renato Augusto aparecer livre dentro da área, dando novo trabalho para Everson.
O primeiro cartão amarelo do jogo saiu aos 18, para Everson, que demorou para repor a bola em jogo. Três minutos depois, Jemerson cometeu falta em Yuri Alberto e também foi amarelado.
Gol do Corinthians: na cobrança da falta sofrida por Yuri Alberto, Renato Augusto alçou na área e encontrou Romero, aos 22 minutos. O atacante cabeceou um pouco desajeitado, mas conseguiu encobrir o goleiro Everson e abrir o placar na Neo Química Arena. Gol merecido pelo volume de jogo do Corinthians no início da partida.
Depois do gol, o Atlético-MG começou a sair mais de trás e encontrava espaços pela direita da defesa corinthiana, com subidas do lateral Guilherme Arana e dobradinha com Igor Gomes. Mesmo assim, o Corinthians ainda tentava chances e finalizou novamente aos 34: Romero deu ótimo lançamento da esquerda e deixou Yuri Alberto em ótimas condições, mas o centroavante chutou torto, de primeira, sem direção.
Aos 37, o Galo envolveu a defesa do Corinthians e rodou a bola no ataque, acionando bastante Pedrinho pelo meio. Na sequência, Zaracho cruzou na área, Gil tirou de cabeça e Alan Franco aproveitou a sobra, chutando para fora.
Minutos depois, o time de Mano Menezes saiu bem e Renato Augusto encontrou Yuri Alberto, que cabeceou pelo alto e mandou nas mãos de Everson. A arbitragem de Braulio da Silva Machado acrescentou três minutos neste primeiro tempo. No último lance, Maycon bateu cruzado, sem direção e sem sustos para Everson.
Segundo tempo
Corinthians e Atlético-MG voltaram do intervalo sem alterações e logo aos 40 segundos de jogo, a equipe de Felipão deu a primeira finalização do segundo tempo. Paulinho completou cruzamento na entrada da área e mandou nas mãos de Cássio, que segurou sem perigo.
O Atlético-MG avançava a marcação nos primeiros minutos e o Corinthians tinha dificuldades para achar um escape. No entanto, apesar da posse de bola, o Galo não conseguia entrar na zaga corinthiana e o ritmo do jogo era morno. Aos oito, Cássio fez defesa segura após chute rasteiro. O técnico Mano Menezes gritava bastante na beira do gramado e se mostrava insatisfeito com a postura do Corinthians no segundo tempo.
Aos 11 minutos, Yuri segurou a bola no ataque, encarou a marcação de Jemerson e sofreu falta do zagueiro atleticano. Renato Augusto mandou na área e a zaga adversária afastou. Depois desse lance, o Corinthians passou a sair mais de trás para tentar envolver o Atlético-MG, mas a equipe mineira também seguia buscando jogo.
Neste momento, os comandados de Mano Menezes já tinham mais a bola em relação aos minutos iniciais do segundo tempo. Aos 19, após boa trama na entrada da área, Renato Augusto recebeu pela esquerda e bateu colocado. O chute passou perto do ângulo de Everson.
Logo após esse lance, Felipão fez as primeiras substituições no Atlético-MG. Edenilson, Igor Rabello e Alan Kardec entraram nas vagas de Saravia, Jemerson e Alan Franco, respectivamente.
Na sequência das alterações atleticanas, o Corinthians quase ampliou a vantagem. Yuri Alberto recebeu em velocidade pela esquerda, avançou entre a marcação e invadiu a área adversária, ficando cara a cara com Everson. O centroavante bateu de chapa, mas o goleiro defendeu.
Gol do Atlético-MG: no contragolpe após a defesa de Everson no chute de Yuri Alberto, o Galo empatou, aos 21 minutos. A bola chegou em Guilherme Arana pela esquerda e o lateral cruzou para Alan Kardec, que de dentro da área ajeitou para Paulinho. O artilheiro do Brasileirão apareceu sem marcação na pequena área e venceu Cássio.
Depois de ver o adversário igualar o marcador, o Corinthians, por pouco, não desempatou. Renato Augusto recebeu como um ponta na esquerda e cruzou na cabeça de Yuri Alberto, que finalizou à direita de Everson e assustou, mas viu a bola sair pela linha de fundo.
O árbitro Braulio da Silva Machado aplicou mais um cartão amarelo aos 24 minutos, agora para Pedrinho. Em seguida, Mano Menezes fez a primeira troca no Corinthians ao colocar o atacante Gustavo Silva no lugar de Gabriel Moscardo. O técnico tentava deixar a equipe mais ofensiva em busca do empate.
Aos 29, o torcedor do Corinthians levou um grande susto na Neo Química Arena. O Atlético-MG cobrou um tiro livre indireto na intermediária direita e Cássio deixou a bola entrar no gol. Mas o lance foi invalidado, porque tiro livre indireto não pode ser cobrado de forma direta para a meta adversária.
Pouco depois, Mano Menezes fez mais duas mexidas, agora colocando Fausto Vera e Matías Roja em campo. Os preteridos foram Maycon e Romero. Na sequência, Rubens entrou na vaga de Pedrinho no Atlético-MG. Aos 37, o Galo assustou e quase virou o placar. Guilherme Arana cruzou, Alan Kardec subiu mais do que a defesa do Corinthians e cabeceou para fora. O segundo tempo era todo do Atlético-MG.
Mais um cartão amarelo foi aplicado para a equipe adversária aos 39 minutos, agora para Igor Rabello. O zagueiro foi advertido após cometer falta em Yuri Alberto na entrada da área. Matías Rojas cobrou rasteiro, a bola passou pela barreira e Everson fez a defesa pelo chão. Já aos 42, Fábio Santos sofreu cartão amarelo. Logo em seguida, Mano Menezes promoveu a entrada de Matheus Araújo no lugar de Renato Augusto.
Na sequência, Rubens cobrou falta direto para o gol. A bola parecia que sairia pela linha de fundo, mas caiu e quase entrou dentro do gol. Cássio ficou com ela, mas soltou no ar e, por pouco, não falhou e permitiu a virada atleticana.
A arbitragem acrescentou seis minutos neste segundo tempo. O jogo ficou aberto nos lances finais e, aos 49, Rojas recebeu de Yuri Alberto pela direita, cortou para dentro e chutou rasteiro de perna esquerda. Everson defendeu de forma tranquila.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians Basquete escolhe novo treinador para a equipe feminina
Romero fará seu jogo 300 com a camisa do Corinthians contra o Atlético-MG
Garro recusa gigante argentino para ser protagonista no Corinthians e chegar à Albiceleste
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados