Recheado de estrelas, o Corinthians vencia o clube catalão dentro de sua própria casa
No ano de 1959, o Corinthians excursionou pelo Velho Continente, passando por Bélgica, Alemanha, França, Holanda, Portugal, e por fim, Espanha. Após ganhar do Bayern em Munique, o Corinthians enfrentou outro gigante em sua própria casa: o Barcelona no Camp Nou.
No dia 24 de junho de 1959, o Timão entrou em campo para enfrentar o espanhol, que já era um time de muita expressão na Europa. Naquela tarde, o brasileiro Evaristo de Macedo – futuramente técnico do Corinthians – defendia a equipe da Catalunha, e marcou o primeiro gol do jogo.
Porém, Luizinho, o ‘Pequeno Polegar’, empatou um minuto depois. Logo na sequência, o atacante Czibor colocou os espanhóís à frente. Bataglia empatou, e já no segundo tempo, Índio virou o jogo. Depois foi a vez de Tite marcar dois e liquidar a partida. Ainda deu tempo de Evaristo de Macedo anotar um de pênalti. Mas ficou assim, com um belo 5×3, o Timão derrotava o Barcelona em plena capital da Catalunha.
Ficha técnica do jogo
Barcelona 3×5 Corinthians
24 de junho de 1959
Camp Nou – Barcelona – Espanha
Amistoso Internacional
Barcelona: Estremis, Rife, Pinto, Martínez, Verges, Rivelles, Torres, Villaverde, Evaristo de Macedo, Kubala e Czibor. Técnico: Helenio Herrera.
Corinthians: Gilmar, Oreco, Olavo, Walmir, Goiano, Roberto, Bataglia, Luizinho (Joãozinho), Índio, Rafael (Benedito) e Tite. Técnico: Sylvio Pirillo.
Gols: Evaristo (27′ e 88′), Luizinho (28′), Czibor (30′), Bataglia (46′), Índio (46′) e Tite (62′ e 86′).
Dez anos depois, o Timão foi campeão contra o Barcelona, conquistando o torneio Costa do Sol (trofeo Costa del Sol) em Málaga (Espanha), o jogo foi 2×1 .
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados