A crise do Corinthians teve mais um capítulo negativo na noite desta terça-feira, 2. Depois de perder para o Palmeiras e entrar na zona de rebaixamento do Brasileirão, o time foi derrotado pelo Independiente del Valle, do Equador, por 2 x 1, na Neo Química Arena, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, e se complicou na competição continental. O gol alvinegro foi marcado pelo atacante Róger Guedes.
A estratégia inicial do Corinthians parecia dar resultado nos primeiros minutos, com uma linha de marcação mais baixa montada pelo técnico estreante Vanderlei Luxemburgo. Mas o clube equatoriano abriu o placar com apenas 20 minutos de jogo. O Timão, no entanto, empatou pouco depois, com Róger Guedes, e levou a igualdade para o intervalo com uma boa atuação no primeiro tempo.
O Corinthians, então, foi para o segundo tempo acreditando na virada. Só que o time levou um balde de água fria com apenas sete minutos, quando Maycon errou passe na defesa, Murillo não conseguiu vencer Lautaro Díaz e viu o atacante adversário marcar o segundo gol negriazule no jogo. O gol sofrido desestabilizou o time de Luxemburgo, que não se encontrou mais ao longo da etapa final e saiu derrotado de campo.
E como fica?
O resultado deixa o Corinthians em situação bastante complicada na Libertadores. O time, agora, é o terceiro colocado do Grupo E, com apenas três pontos e fora da zona de classificação para o mata-mata. O líder é o Argentinos Juniors, da Argentina, com sete pontos, enquanto o Del Valle aparece na vice-liderança, com seis. O lanterna é o Liverpool, do Uruguai, com um.
Para se classificar às oitavas de final, o Timão terá de vencer Argentinos Juniors e Del Valle como visitante nas duas próximas rodadas. Se não conquistar as vitórias, o time pode ir para a última rodada, contra o Liverpool, na Neo Química Arena, já eliminado.
Próximo compromisso
Agora, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá uma semana quase completa para ajustar o Corinthians. Isso porque o time só volta a campo na próxima segunda-feira, dia 8, para encarar o Fortaleza, pela quarta rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena.
Escalação do Corinthians
Para voltar a comandar o Corinthians após 22 anos, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez três alterações em relação à escalação do clássico contra o Palmeiras, com o interino Danilo Andrade. O lateral-direito Fagner e os meio-campistas Maycon e Giuliano entraram nas vagas de Du Queiroz, Roni e Romero, respectivamente. O zagueiro Murillo, de apenas 20 anos, foi mantido como titular após boa atuação no Derby.
O treinador ainda contou com três desfalques para o jogo: o zagueiro Caetano (em transição), o lateral-direito Rafael Ramos (em transição) e o meio-campista Renato Augusto (recuperação de cirurgia no joelho).
O Timão, então, entrou em campo com Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu; Maycon, Fausto Vera e Giuliano; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Já no banco de reservas, o treinador teve os seguintes nomes à disposição: Carlos Miguel, Fábio Santos, Romero, Paulinho, Júnior Moraes, Cantillo, Bruno Méndez, Pedro, Roni, Matheus Araújo, Balbuena e Du Queiroz.
Escalação do Independiente del Valle
Do lado negriazule, o técnico argentino Martín Alselmi também realizou apenas três modificações no Independiente del Valle, em comparação com a equipe que iniciou a vitória por 3 x 2 no clássico com o Emelec, na última sexta-feira. Saíram Kendry Páez, Sornoza e Marcelo Moreno para as entradas de Cristian Pellerano, Michael Hoyos e Lautaro Díaz.
O treinador adversário não pôde contar com o meio-campista Lorenzo Favarelli (trauma no tornozelo que resultou em fratura do maléolo tibial esquerdo). Sornoza (ruptura muscular no músculo semitendinoso esquerdo) e Landazuri (lesão muscular na coxa direita) apareceram como lesionados no boletim médico divulgado pelo clube equatoriano, mas foram para o banco de reservas.
O Del Valle, portanto, começou o duelo com Moisés Ramírez; Mateo Carabajal, Richard Schunke e García Basso; Matías Fernández, Jordy Alcívar, Cristian Pellerano e Gustavo Cortez; Lautaro Díaz, Joao Ortiz e Michael Hoyos.
No banco de reservas, Martín Anselmí teve as seguintes opções para o decorrer do jogo: Pinargote, Sanchez, Landazuri, Cabezas, Previtali, Mercado, Medina, Minda, Sornoza, Rodriguez, Martins, e Páez.
Arbitragem
Para o duelo, a Conmebol escalou um quinteto de arbitragem chileno. Dono do apito, Piero Maza (FIFA) foi auxiliado pelos assistentes Alejandro Molina e Jose Retamal. Já o quarto árbitro foi Jose Cabero, enquanto Manuel Vergara ficou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída de bola e tentou chegar ao ataque com menos de um minuto. O lance foi parado por falta. E a primeira chegada foi do Del Valle, aos dois minutos de jogo: Alcívar invadiu a área com a bola dominada e foi desarmado por Matheus Bidu. O adversário ficou caído e pediu pênalti, mas a arbitragem mandou a partida seguir.
Pouco depois, o Corinthians fez boa trama na entrada da área e Adson arrisco um passe para o centro, que saiu errado e ficou com o goleiro Ramírez. Durante os primeiros minutos, o Timão demonstrava que não faria uma pressão alta no campo ofensivo. Os indícios eram de que o time apostaria nas escapadas em velocidade.
Mas aos dez, os comandados de Vanderlei Luxemburgo tiveram três boas chances seguidas: na primeira, Róger Guedes acionou Bidu na ponta esquerda, mas ninguém completou o cruzamento do lateral; na segunda, Fagner cruzou da direita e o atacante deu bonito toque de letra, exigindo boa defesa de Ramírez; na terceira, Bidu cobrou escanteio e Murillo cabeceou sozinho, acertando o travessão.
Murillo, inclusive, vinha demonstrando bastante segurança nos primeiros minutos. Aos 15, o zagueiro de apenas 20 anos fez ótimo desarme em contra-ataque do Del Valle e evitou algum lance perigoso do adversário. Segundos depois, Carabajal arriscou fraco de fora da área e não assustou ao goleiro Cássio.
Um minuto depois, Adson recebeu pela direita, cortou para o meio e bateu cruzado. Róger Guedes acompanhou a bola e ensaiou um cabeceio, mas o passe do meia-atacante saiu pela linha de fundo. O Del Valle respondeu em seguida com Hoyos, que recebeu lançamento de Ortiz e finalizou sem muito ângulo para defesa de Cássio. Já aos 19, Yuri Alberto cabeceou para fora um bom cruzamento de Bidu.
Primeiro gol do Independiente del Valle: apesar do bom início do Corinthians, o time equatoriano abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. A bola sobrou para Hoyos no meio-campo e o jogador encontrou lançamento para Lautaro Díaz, nas costas da zaga alvinegra. Ele dominou, adiantou e bateu forte pela esquerda, sem chances para Cássio.
Atrás no placar, o Corinthians respondeu aos 24 minutos com Fausto Vera depois de boa chegada pela direita. O volante argentino aproveitou a sobra na entrada da área e bateu de primeira. O chute foi forte, mas Ramirez fez a defesa em dois tempos. Pouco depois, Róger Guedes recebeu pela esquerda, encarou a marcação e arriscou um cruzamento, acertando o marcador.
O time parecia não ter sentido o gol do Del Valle e quase empatou aos 29, com Yuri Alberto. O centroavante recebeu bom passe de Adson em profundidade, dentro da área, ajeitou o corpo e bateu forte. E ele até acertou as redes adversárias, só que do lado de fora. Em seguida, Bidu encontrou a movimentação de Guedes pela esquerda e o atacante cortou para dentro e bateu colocado, mas por cima do gol.
Primeiro gol do Corinthians: bem no jogo, o Corinthians não demorou para chegar ao empate. Aos 34, Adson ficou com a sobra no ataque e achou ótima enfiada para Róger Guedes. Já dentro da área, o atacante dominou e bateu na saída do goleiro Ramírez – assista ao lance abaixo.
E apenas cinco minutos depois de empatar, o Corinthians ficou por alguns centímetros de virar o placar. Fagner cruzou rasteiro e o centroavante Yuri Alberto chegou completando para o fundo do gol, mas estava impedido.
Aos 40, Pellerano sofreu o primeiro cartão amarelo do jogo por reclamação. Pouco depois, o árbitro Piero Maza acrescentou dois minutos. Mas, sem novos lances de perigo, a etapa inicial foi encerrada com empate parcial por 1 x 1.
Segundo tempo
Corinthians e Independiente del Valle voltaram sem alterações para o segundo tempo. E a primeira boa chance foi com Adson, que recebeu pela direita, cortou para o meio e finalizou de pé esquerdo. A bola, porém, saiu por cima da meta adversária.
Segundo gol do Independiente del Valle: o Corinthians, no entanto, viu o Del Valle desempatar com apenas seis minutos do segundo tempo após um erro grotesco de Maycon. O volante dominou mal no campo defensivo e recuou na fogueira para Murillo. Mas Lautaro Díaz se antecipou e finalizou rasteiro, na saída de Cássio, vencendo o goleiro alvinegro.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo, entretanto, quase devolveram o empate ao placar aos oito minutos, com duas cabeçadas no travessão em sequência, sendo a primeira com Gil e a segunda com Yuri Alberto. Em seguida, o treinador fez suas primeiras alterações no Corinthians: entraram Paulinho e Pedro, saíram Giuliano e Yuri Alberto.
Aos 13, o Independiente del Valle ficou perto de matar o jogo. Hoyos arriscou de longe, Cássio deu rebote, Alcívar ficou com a bola, girou em cima da marcação e finalizou no ângulo do goleiro corinthiano, marcando o terceiro gol negriazule. Mas o lance foi anulado por impedimento.
Logo depois, Hoyos foi substituído pelo técnico Martín Alselmi e deu lugar a Kevin Rodríguez. Do lado alvinegro, Maycon deixou o campo para a entrada de Du Queiroz na terceira modificação de Vanderlei Luxemburgo. O camisa 7 saiu chorando após falhar no segundo gol adversário.
O Corinthians sentiu o segundo gol do Del Valle e não conseguia mais jogar. O time só observava os adversários controlarem a partida.
Aos 23, o Timão até chegou em um bom chute de Adson, mas o lance não estava valendo por conta de um impedimento de Róger Guedes, que passou a bola para o meia-atacante. Um minuto depois, Fagner cruzou na área e Murillo se antecipou para cabecear, antes de Ramirez ficar com a bola, sem perigo.
Já aos 26, Martín Anselmi fez mais duas mudanças no Del Valle: Previtali e Kendry Páez entraram nas vagas de Alcívar e Lautaro Díaz, respectivamente.
Em seguida, Carabajal prendeu a bola no meio-campo após o árbitro não marcar uma falta em Adson, e Paulinho se irritou. E depois de uma troca de empurrões no gramado, Paulinho e Carabajal sofreram cartões amarelos. Pouco depois, Fausto Vera também foi advertido após cometer falta no campo defensivo.
O Corinthians seguia sem conseguir jogar e não ameaçava o Del Valle. Em função disso, Luxemburgo fez suas duas últimas trocas: colocou Matheus Araújo e Romero nas vagas de Fausto Vera e Adson. Mas o time manteve a postura fraca do segundo tempo e não incomodava o adversário.
Aos 40 minutos, Pedro sofreu cartão amarelo por simular pênalti. Pouco depois, Fagner cruzou, Róger Guedes desviou de cabeça e a bola foi para fora.
As últimas modificações do técnico Martín Anselmi foram as entradas de Mercado Esnáider Cabezas nos lugares de Ortiz e Cortez. Logo em seguida, o árbitro Piero Meza acrescentou cinco minutos neste segundo tempo.
E o Corinthians até teve ótima chance para empatar o jogo no último minuto: primeiro, Matheus Bidu cruzou na área para a cabeçada de Róger Guedes. Paulinho ficou com a sobra e acionou Romero, que tenta de letra para a defesa do goleiro. Sem balançar as redes novamente, o Timão deixou o campo derrotado por 2 x 1.
Estatísticas gerais (SofaScore)
Corinthians: um gol marcado, 53% de posse de bola, 17 finalizações (seis certas, oito erradas e três travadas), três escanteios, três impedimentos, 11 faltas cometidas, três cartões amarelos (Paulinho, Fausto Vera e Pedro), cinco grandes chances criadas (quatro perdidas), três defesas de Cássio, 445/518 passes, 41/63 bolas longas, 9/23 cruzamentos, 4/5 dribles, 115 perdas da posse de bola, 44 disputas de bola vencidas, 14 duelos aéreos ganhos, 18 desarmes, três interceptações e 17 cortes.
Independiente del Valle: dois gols marcados, 47% de posse de bola, dez finalizações (cinco certas e cinco erradas), três escanteios, dois impedimentos, oito faltas cometidas, dois cartões amarelos (Carabajal e Pellerano), uma grande chance criada, cinco defesas de Ramírez, 391/469 passes, 30/61 bolas longas, 4/11 cruzamentos, 8/14 dribles, 124 perdas da posse de bola, 35 disputas de bola vencidas, oito duelos aéreos ganhos, nove desarmes, três interceptações e 22 cortes.
Veja mais:
Com novidades, Corinthians define escalação para enfrentar o Independiente del Valle
Último jogo entre Corinthians e Del Valle teve empate amargo e eliminação; relembre
De olho neles! Conheça os destaques do Del Valle, rival do Corinthians na Libertadores
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados