O sub-20 do Corinthians entrou em campo neste domingo, às 15h, quatro dias após vencer o Guarani, pelo Paulistão. O adversário desta tarde foi o Flamengo, na Arena Barueri, em jogo válido pela ida da semifinal do Brasileirão da categoria.
O Flamengo começou melhor e exerceu forte pressão no campo ofensivo nos primeiros minutos da etapa inicial. Aos poucos, porém, o Corinthians foi equilibrando as ações, passando a levar perigo para os adversários. O Timão ainda conseguiu sair de Barueri com uma vitória por 1 x 0, com gol de Murillo aos 36 minutos do segundo tempo após cobrança de falta de Guilherme Biro.
Para o confronto decisivo, o técnico do Corinthians, Danilo, escalou o que tinha de melhor à disposição. O Timãozinho entrou em campo com a seguinte formação: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Pedrinho, Matheus Araújo e Guilherme Biro; Kayke e Arthur Sousa.
Já o treinador do Flamengo, Mário Jorge, optou por realizar quatro alterações na equipe que venceu o Internacional no jogo de volta das quartas de final. O Rubro-Negro entrou com Wesley, Cleiton, Daniel Cabral e Matheus França nas vagas de Santiago, Otavio, Kayke David e Pedro Arthur, respectivamente. A escalação foi a seguinte: Kauã Morais, Wesley, Diego, Cleiton e Zé Welinton; Igor Jesus, Daniel Cabral e Matheus França; Werton, Petterson e Mateusão.
Arbitragem: para o duelo, a CBF designou o árbitro João Vitor Gobi. Ele foi auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Veridiana Contiliani Bisco, enquanto José Guilherme Almeida e Souza foi o quarto árbitro. O quarteto é paulista. A competição não conta com a utilização do VAR.
Primeiro tempo
O Flamengo começou a impor uma pressão no campo ofensivo do Corinthians logo no início, e quase marcou com apenas 30 segundos de jogo. A defesa alvinegra recuou para Kauê, que cominou e foi pressionado por Mateusão. O goleiro tentou o drible, mas acabou perdendo a posse para o adversário, que finalizou com o gol vazio. A bola foi em direção ao alvo, e obrigou Murillo, em cima da linha, a evitar a abertura do placar.
Com cinco minutos, o Rubro-Negro conseguiu finalizar novamente. Mateusão ficou em boas condições na entrada da área e chutou em cima da zaga corinthiana. Werton ficou com o rebote e finalizou por cima. Na sequência, Peterson arrancou pela esquerda e concluiu, mas errou o alvo. A pressão flamenguista seguia com tudo no começo, com novo arremate aos oito, com Werton, que bateu de fora da área e exigiu defesa em dois tempos de Kauê.
O Corinthians tentou chegar próximo ao gol de Kauã Morais aos nove minutos. Arthur Sousa recebeu passe pela meia direita, girou por cima da marcação e partiu em velocidade com a bola dominada. O centroavante entrou na área e buscou o cruzamento rasteiro, mas Diego mandou para escanteio. Após a cobrança, a zaga rubro-negra afastou.
Já com 13 minutos, Matheus França dominou passe de fora da área e mandou uma bomba à meia-altura, exigindo ótima defesa de Kauê, que espalmou para escanteio. Logo depois, Mateusão recebeu sem marcação dentro da área e o goleiro alvinegro teve de intervir novamente, desta vez após leve desvio no meio do caminho.
O Corinthians conseguiu finalizar pela primeira vez aos 19 minutos, mas sem qualquer perigo para Kauã Morais. Após cruzamento pelo lado esquerdo, a bola explodiu na zaga do Flamengo e sobrou nos pés de Zé Vitor, de fora da área. O volante arriscou chute, porém pegou muito mal e a finalização passou longe da meta rubro-negra.
A partir deste chute, o Corinthians começou a entrar mais na partida, após um ímpeto inicial do Flamengo. Apesar da leve melhora alvinegra, os adversários continuavam melhores. Aos 26, o Rubro-Negro fez boa jogada individual pela direita, passou por dois marcadores corinthianos e pediu pênalti, só que João Vitor Gobi mandou o jogo seguir.
Depois de segurar a pressão flamenguista, o Timão conseguiu levar real perigo aos cariocas apenas aos 28 minutos, quando Pedrinho deu lindo passe em projeção para Arthur Sousa, dentro da área. O centroavante emendou chute cruzado na saída de Kauã Morais, e viu a bola explodir no peito do goleiro rubro-negro. Logo em seguida, após cobrança de lateral, Guilherme Biro finalizou de primeira próximo à marca do pênalti, e o arqueiro adversário encaixou.
O Corinthians passou a equilibrar as ações da partida e voltou a assustar o Flamengo aos 38 minutos. Pedrinho recebeu pela esquerda e inverteu pela direita, onde Guilherme Biro e Matheus Araújo fizeram ótima tabela. O camisa 7 rolou para Léo Mana arriscar chute de fora da área, e ver Kauã Morais espalmar para escanteio. Três minutos depois, Biro dominou na entrada da área, cortou para o pé esquerdo e finalizou. A bola passou perto da trave rubro-negra.
Logo depois de participar de duas finalizações do Corinthians, Guilherme Biro sofreu cartão amarelo. O corinthiano foi driblado por Zé Welinton no meio-campo e puxou a camisa do adversário, impedindo uma jogada mais perigosa do Flamengo. O camisa 10, portanto, passou a atuar pendurado no jogo.
Na sequência, João Vitor Gobi acrescentou mais três minutos no relógio. Já no tempo extra, Murillo cometeu falta em cima de Werton, parando um lance de ataque do Flamengo, e também sofreu cartão amarelo. Em seguida, o árbitro encerrou o primeiro tempo com o placar zerado.
Segundo tempo
O Corinthians realizou uma alteração no intervalo: Riquelme entrou na vaga de Zé Vitor. O Flamengo, por sua vez, voltou para o segundo tempo sem mudanças.
O começo do segundo tempo foi mais lento em relação ao início da primeira etapa, sem grandes chances. Aos cinco minutos, Arthur Sousa recebeu em boas condições na entrada da área e chutou por cima do gol de Kauã Morais. O lance, no entanto, já não estava valendo por conta de um impedimento do atacante corinthiano. Um minuto depois, Daniel Cabral dominou pouco antes da meia-lua e bateu colocando buscando o canto de Kauê, mas errou o alvo.
Os primeiros minutos foram de poucas emoções, com as duas equipes se estudando. O jogo passou a carecer de lances perigosos, e os dois goleiros quase não encostaram na bola no início da etapa final.
Aos 19 minutos, o Flamengo cruzou rasteiro pela direita e a defesa corinthiana cortou parcialmente. Werton aproveitou a sobra, caiu dentro da área e ficou pedindo pênalti. João Vitor Gobi mandou o jogo seguir. Três minutos depois, o Corinthians ficou rondando o campo ofensivo e Pedrinho conseguiu finalizar de fora, tentando encobrir Kauã Morais, porém errou o alvo.
A partir deste momento, o Timão começou a apertar o Flamengo e a entrada de Riquelme passou a surtir efeito, com Matheus Araújo tendo maior liberdade para atacar. Aos 24, Guilherme Biro dominou na linha da grande área, cortou para a canhota e chutou rente ao chão. A bola explodiu na zaga rubro-negra. Pouco depois, o clube carioca colocou Kayke David e tirou Daniel Cabral.
Um minuto depois da alteração do técnico Mário Jorge, Arthur Sousa recebeu ótimo passe de calcanhar na direita, dentro da área, e rolou para Guilherme Biro, mais centralizado. O meio-campista arriscou uma finalização de média distância, mas a bola desviou no meio do caminho e ficou fácil para Kauã Morais.
Já aos 29, Arthur Sousa arrancou pela direita, entrou na área com a bola dominada e disputou com Cleiton. O atacante ficou reclamando de um possível pênalti após sofrer carrinho do zagueiro adversário, que, segundo a decisão de João Vitor Gobi, pegou só a bola. Dois minutos depois, Werton completou cruzamento rasteiro da marca de pênalti e exigiu defesa de Kauê, que encaixou sem perigo.
Nos últimos minutos, a partida começou a ficar mais aberta e os dois times passaram a criar oportunidades. Aos 32, após cobrança de escanteio, Kauê não conseguiu segurar e a bola caiu nos pés de Diego, próximo à pequena área. Ele, no entanto, chutou para fora e desperdiçou boa chance. Logo depois, o Timão conseguiu tiro de canto,
Primeiro gol do Corinthians: após conseguir equilibrar o duelo, o Timãozinho abriu o placar aos 36 minutos. Guilherme Biro cobrou falta fechada pela direita e Murillo desviou no meio do caminho. Kauã Morais chegou a tocar na bola, mas não evitou a inauguração do marcador em Barueri.
Após o gol, o Corinthians colocou Felipe Augusto e Higor nas vagas de Kayke e Arthur Sousa. Pouco depois, Ryan entrou no lugar de Pedrinho. O árbitro João Vitor Gobi acrescentou mais cinco minutos neste segundo tempo. Aos 44, Kauê segurou firme finalização do Flamengo na entrada da área.
E agora?
Com o resultado, o Corinthians sai em vantagem na disputa por uma vaga na final do Brasileirão Sub-20. Agora, a equipe pode empatar com o Flamengo no Rio de Janeiro, no próximo domingo, que estará na decisão da competição. O local do segundo confronto ainda não foi definido pela CBF.
O Timãozinho, agora, terá de virar a chave e pensar no Paulistão da categoria. Nesta quarta-feira, às 15h, os comandados de Danilo recebem o Santos, no Parque São Jorge. A tendência é de que o treinador do Corinthians escale uma equipe alternativa neste clássico.
Veja mais:
Árbitro da Copa do Mundo apita quinto jogo do Corinthians no Brasileirão nesta segunda-feira
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados