Tiago Nunes fala sobre a integração entre a base e o profissional

O treinador do Corinthians quer aumentar a integração entre categorias de base e time principal; entenda

Tiago Nunes, treinador do Corinthians 2020
Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Em época de paralisação dos jogos por conta do coronavírus, Tiago Nunes não tem treinado o time. Porém, tem dado explicações maiores sobre as mudanças que pretende implementar no Timão, deixando mais claras suas ideias de jogo e de trabalho.

Pedro Henrique pede apoio da torcida para Tiago Nunes dar certo no Corinthians

O treinador, que já havia citado a necessidade de revigorar o CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol), comentou sobre as categorias de base do clube. Em entrevista ao Bandsports, Tiago falou sobre a linha sucessória que pretende implementar no Corinthians.

“O primeiro passo num processo de formação é ter uma linha de sucessão clara. Por exemplo: nós temos hoje dois laterais-direitos, o Fagner e o Michel. Quem é o próximo lateral-direito da linha de sucessão do clube? Eu não tenho clareza disso ainda.”, declarou o treinador.

Integração entre sub-20, sub-23 e profissional

Essa ‘linha de sucessão clara’ citada por Tiago Nunes se trata de uma certa hierarquia entre as categorias de base. Para o treinador, o jogador que se destaca pelo sub-20 deveria ser alçado ao sub-23. Depois, subir para o elenco dos profissionais, criando um caminho claro a ser seguido por todos. Sobre isso, citou:

“Não tem sentido ignorar a existência da categoria sub-23. Aconteceu no final do ano, subiram cinco ou seis jogadores do sub-20 direto para o profissional, sem ao menos saber quem está no sub-23. Minha preocupação é que haja uma linha de sucessão clara, os jogadores com maiores destaque no sub-20 estejam no sub-23 e os de destaque no sub-23 estejam no profissional.”, relatou o treinador ao Bandsports.

Reformas na categoria sub-23
sub-23 do Corinthians
FOTO: RODRIGO GAZZANEL / AGÊNCIA CORINTHIANS

O time sub-23 do Corinthians é alvo de críticas já há algum tempo, principalmente com questionamentos sobre os gastos financeiros da categoria. Em relação a Tiago Nunes, desde o começo do ano o treinador revelou que espera que a equipe funcione como um braço do profissional.

Andrés Sanchez pensa que Paulistão só continua, se voltar até maio

Para tal, as principais medidas propostas são enxugar o elenco e reter as promessas da base no próprio sub-23, diminuindo os empréstimos para outras equipes do futebol brasileiro.

Nesse sentido, Tiago já ganhou um reforço: Osmar Loss. Após chegar até a ser treinador do time principal, Osmar volta ao clube para cuidar das mais diferentes categorias de base do Corinthians. Essa aquisição, inclusive, pode trazer uma série de benefícios para o Timão, como a colocação de um nome que já entende o funcionamento do clube.

Por Gabriel Gonçalves / Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima