O Corinthians surpreendeu e anunciou, na manhã do último domingo, a efetivação de Fernando Lázaro como técnico para a próxima temporada. O movimento de promover um ex-auxiliar fez um sucesso recente no clube com Fábio Carille, em 2017, mas deu errado com Osmar Loss no ano seguinte.
Auxiliar de nomes como Tite e Mano Menezes no Corinthians, Fábio Carille foi promovido a treinador para a temporada de 2017, após o clube dispensar Oswaldo de Oliveira e não acertar com o colombiano Reinaldo Rueda. Carille assumiu uma equipe desacreditada e com pouco investimento, mas levou o Timão aos títulos do Paulistão e do Brasileirão no mesmo ano.
Já em 2018, Carille conquistou mais uma taça estadual, contra o Palmeiras. O sucesso no Corinthians rendeu “caminhões de dinheiro” ao treinador, que aceitou uma proposta do Al-Wehda, da Arábia Saudita, e deixou o clube em maio. Logo após a saída do técnico, o Timão não hesitou em promover o auxiliar Osmar Loss.
Loss, porém, não conseguiu seguir os passos de Carille e teve uma passagem ruim pelo Corinthians. Ele estreou logo em um jogo de Libertadores e acabou perdendo por 1 x 0 para o Millonarios, da Colômbia, pela fase de grupos da edição de 2018, e acumulou resultados ruins até voltar a ser auxiliar-técnico após uma derrota para o Ceará, em setembro daquele ano.
Osmar Loss foi substituído por Jair Ventura, que ficou apenas três meses no cargo até o Corinthians acertar o retorno de Fábio Carille. Com o “novo velho” técnico, o clube voltou a conquistar o Paulistão em 2019, mas fez uma temporada abaixo das expectativas e demitiu Carille em novembro, após uma goleada sofrida para o Flamengo, no Maracanã.
Em duas passagens, Fábio Carille comandou o Corinthians em 183 jogos, com 86 vitórias, 56 empates, 41 derrotas, 227 gols marcados, 147 sofridos e quatro títulos conquistados. Já Osmar Loss dirigiu a equipe em 35 partidas, com 20 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, além de 58 gols anotados e 30 tomados.
Vale lembrar que, além de Carille e Loss, outro ex-auxiliar do Corinthians comandou a equipe de forma efetiva nos últimos anos. Trata-se de Sylvinho, que trabalhou com Tite e Mano Menezes entre 2013 e 2014 e retornou ao clube em 2021 para assumir como treinador. O ex-lateral, no entanto, já havia exercido a função no Lyon, da França, e não foi efetivado diretamente pelo Timão.
Veja mais:
Bastidores de título do Corinthians Futsal mostram motivação e união total do elenco
Ídolo do Corinthians, Biro-Biro avalia a contratação de Romero: “Jogador que se entrega”
Cássio, do Corinthians, é premiado no Troféu Mesa Redonda como melhor goleiro do país em 2022
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados