Gersão, como era conhecido, um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro, atuou na equipe de basquete do Timão por três temporadas na década de 80
O ex-pivô Gerson Victalino, faleceu na madrugada desta quarta-feira (29), em Belo Horizonte-MG, aos 60 anos. Ex-jogador de basquete do Corinthians e da Seleção Brasileira, Gerson Victalino havia sido diagnosticado, há poucos meses, com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e lutava contra a doença.
Jogador que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Basquete, Gersão foi medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis em 1987, participou de três Olimpíadas (1984,1988 e 1982) e dois mundiais (1986 e 1990). Entre Olimpíadas, Mundiais, Copas Américas, Sul-Americanos e Jogos Pan-Americanos, o eterno camisa 6 fez 93 partidas em torneios FIBA pela Seleção.
No início deste ano, quando foi homenageado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), juntamente com Wlamir Marques, como um dos nomes das Conferências do Campeonato Brasileiro Adulto e teve um selo comemorativo com seu rosto, falou sobre a descoberta da doença demonstrando otimismo.
“Passo por um problema temporário. Sei da gravidade, mas também sei que as lutas vem na nossa vida para lutarmos e mostrarmos nossas forças. Para os médicos, a cura não existe, mas não posso me apegar no que eles pensam e sim na minha certeza que há um caminho para a cura. Imagina uma coisa até tempos atrás que não tinha cura e hoje tem. Com certeza eu vou ser o primeiro desta moléstia (risos) porque tenho fé em Deus e não me entrego facilmente”.
Gersão fez parte da equipe de basquete do Corinthians de 1983 a 1986, quando foi bicampeão Paulista (1983/86) e vice-campeão Brasileiro (1983).
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados