O termo demografia significa “estudo do povo” e é uma área das ciências sociais que analisa a dinâmica populacional humana. Nesta matéria, a Central do Timão traz para você, torcedor, um raio-x demográfico do elenco do Corinthians. O levantamento exclusivo engloba todo o grupo profissional, além de jogadores das categorias de base que vêm sendo aproveitados e observados pelo técnico Vítor Pereira.
Dos 42 atletas considerados pela Central do Timão, 22 nasceram no estado de São Paulo: Matheus Donelli, Alan Gobetti, Fábio Santos, Lucas Piton, Fagner, Léo Mana, Willian, Robson Bambu, Du Queiroz, Xavier, Maycon, Luan, Guilherme Biro, Matheus Araújo, Breno Bidon, Giovane, Wesley, Yuri Alberto, Júnior Moraes, Felipe Augusto, Paulinho e Roni.
Curiosamente, mais da metade (12) dos 22 paulistas nasceram na capital, enquanto o restante é natural de cidades da Região Metropolitana, no litoral e o interior do estado: São Vicente (Robson Bambu), Jundiaí (Lucas Piton), Mococa (Xavier), São José do Rio Preto (Luan), Osasco (Matheus Araújo), Campinas (Guilherme Biro), São José dos Campos (Yuri Alberto), Santa Bárbara D’Oeste (Giovane), Ribeirão Pires (Willian) e Santos (Júnior Moraes).
Além dos naturais de São Paulo, a Região Sudeste ainda está representada por Rio de Janeiro e Minas Gerais no elenco do Corinthians. O único mineiro é o zagueiro Raul Gustavo, do município de Pedro Leopoldo. Já o goleiro Carlos Miguel, o zagueiro Gil e os meio-campistas Renato Augusto e Mateus Vital nasceram em território fluminense.
No plantel alvinegro, a Região Sul é a segunda com mais representantes, com sete. São quatro gaúchos (Cássio, Léo Natel, Róger Guedes e Ramiro) e três paranaenses (Gustavo Mosquito, Giuliano e Ruan Oliveira). Nenhum atleta do Corinthians nasceu em Santa Catarina.
Outros dois jogadores do Timão são naturais da Região Centro-Oeste: Adson e Robert Renan. O meia-atacante veio do interior de Goiás, do município de Araguapaz, enquanto o zagueiro de apenas 18 anos nasceu em Ceilândia, no Distrito Federal. Já no Nordeste, o único representante no elenco corinthiano é o lateral-esquerdo Bruno Melo, de Paracuru, no Ceará. A Região Norte, por sua vez, é a única sem nenhum atleta sequer no atual plantel do Timão.
Por fim, cinco jogadores nasceram fora do Brasil, sendo um em cada país diferente: o português Rafael Ramos, o paraguaio Fabián Balbuena, o uruguaio Bruno Méndez, o argentino Fausto Vera e o colombiano Victor Cantillo.
Veja o levantamento detalhado da Central do Timão:
Veja as cidades onde cada jogador paulista do Corinthians nasceu:
Veja mais:
Dupla do Corinthians corre risco de perder próximo jogo do Brasileirão
Cantillo pode alcançar marca expressiva pelo Corinthians contra o Botafogo
Corinthians tem invencibilidade recente contra o Botafogo, mas é superado no histórico geral
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados