- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
Na noite da última quarta-feira (10), em jogo que teve início às 19h (Brasília), no Estádio do Mineirão, e foi válido pela 31ª rodada do Brasileirão, o Corinthians perdeu para o Atlético-MG por 3×0 em uma péssima atuação coletiva. Porém, mesmo com a derrota, o Timão viu sua chance de classificação à Libertadores aumentar.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade estava em 53,8% após a vitória sobre a Chapecoense, há dez dias, e voltou a crescer após o triunfo diante do Fortaleza, no sábado (06), indo para 69,3%. Agora, a porcentagem está em 71,6%. O número é 4,6% maior que o do Red Bull Bragantino, que está acima do Corinthians na classificação, mas possui um jogo a mais.
Os únicos clubes que já têm 100% de probabilidade de qualificação à Libertadores de 2022 são o Galo e o Palmeiras, líder e vice-líder do campeonato, respectivamente. O Flamengo vem logo abaixo, quase garantido, com 99,98%. Em seguida, aparece o Fortaleza, que tem 86,1% de possibilidade de jogar o principal torneio sul-americano em 2022.
Por consequência do aumento na probabilidade de classificação à Libertadores, a chance do Timão disputar a Sul-Americana caiu para 28,2%. O número estava em 30,7% após a vitória sobre o Tricolor do Pici. Além disto, ainda de acordo com a UFMG, o Corinthians não tem mais nenhuma chance de conquistar o título nacional, tampouco de ser rebaixado à Série B.
O próximo compromisso da equipe de Sylvinho será neste sábado (13), às 21h (Brasília), diante do Cuiabá, na Neo Química Arena. Se vencer, o Corinthians atingirá 50 pontos e seguirá na briga para entrar no G-4 da competição.
Veja mais:
Duilio desconhece interesse em João Victor e confirma procura por centroavante: “É uma necessidade”