- Por Vitor Revez Guedes / Redação da Central do Timão
O Corinthians fechou o Campeonato Brasileiro de 2020 com 17 patrocínios diferentes estampados em seu kit de jogo, incluindo a Nike, fornecedora de material esportivo do clube. É o que mostra o levantamento feito pelo IBOPE Repucom com todos os patrocínios estampados pelos 20 times que disputaram o Brasileirão no ano passado, mais o Cruzeiro.
O estudo contemplou oito espaços diferentes nos uniformes (master, costas, frente superior, barra traseira, mangas, numeração, calção e meiões), além das fornecedoras de material esportivo.
O levantamento engloba toda a disputa da última edição do Brasileirão, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021, e mostra que os 20 clubes estamparam 145 patrocínios diferentes, um patrocinador a mais que em 2019. Uma média de sete marcas por time.
Com a chegada da pandemia, era de se esperar que os patrocínios diminuíssem no Timão, por opção das empresas precisarem diminuir custos. Porém ao contrário do imaginado, o Corinthians conseguiu ampliar o número marcas no uniforme no ano de 2020. Em 2019 foram 14 patrocínios, e na temporada de 2020 foram 17.
Em 2019, as patrocinadoras renderam as cofres do clube cerca de R$ 73,2 milhões, o segundo maior valor até então arrecadado pelo Alvinegro. Na temporada de 2020 mesmo com a saída da cervejaria espanhola Estrella Galicia por conta da pandemia, o Corinthians conseguiu firmar novos acordos. O maior deles com a empresa Neo Química, que comprou os Naming Rights da Arena Corinthians, sendo assim o clube receberá 300 milhões ao longo de 20 anos com a farmacêutica.
Em 2020 o clube arrecadou um total de R$ 78.064 milhões com patrocínios e publicidade, superando assim os valores de 2019, e se tornando o segundo maior valor arrecadado pelo clube. A maior arrecadação da história do clube foi no ano de 2017 com R$ 78,4 milhões.
Juntamente com o Fortaleza, o Corinthians foi o clube que mais estampou marcas diferentes em sua camisa em 2020. Na temporada anterior, Fortaleza (21) e Vasco (16) lideraram a lista.
As 17 marcas estampadas pelo Corinthians em 2020 foram: Vitaminas Neo Química, BMG, Serasa Limpa Nome, TOTVS, Serasa experian, Hapvida, ALE, Cartão de Todos, MarjoSports, Galera.Bet, Riachuelo, Midea, Joli, Positivo, Football PES 2020 e Guaraná Poty. Além das patrocinadoras, a marca Nike foi mais uma vez responsável por desenvolver os uniformes do Timão.
Veja no infográfico divulgado pelo IBOPE Repucom, as marcas que patrocinaram a elite do futebol brasileiro em 2020, por clube:
A seguir, confira em quais locais cada empresa foi estampada no kit corinthiano e seus segmentos (algumas empresas aparecem apenas no kit de treinamento ou eram patrocínios pontuais):
A seguir todos os contratos vigentes com o time do Corinthians de acordo com Demonstrações Financeiras fornecidas pelo clube:
Contrato com a Nike do Brasil Comércio e Participações Ltda. em setembro de 2009 para fornecimento de produtos para futebol e de outros esportes, vigente até 31/12/2025. Em outubro de 2017 foi efetuado um novo modelo de contrato com vigência entre 01/01/2018 e 31/12/2025, com opção de renovação até 2029.
Contrato com a Galera Gaming Jogos Eletrônicos (Galera Bet), assinado em 29/05/2020 para colaboração publicitária oficial nos departamentos do Clube e futebol profissional, vigente até 20/05/2025.
Contrato com o Banco BMG, assinado em 01/01/2019 para divulgar sua marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional, vigente até 31/12/2023.
Contrato com a Serasa S/A, assinado em 01/06/2020 para divulgar sua marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional, vigente até 31/12/2020.
Contrato com a Equipe Sport Promotion & Eventos Ltda (Sport Promotion), assinado em 18/06/2018 exploração comercial para publicidade estática nos jogos do futebol profissional masculino, vigente até 30/06/22.
Contrato com Gotcha Comunicação e Participações Ltda. (Go Sports/ Cartão de Todos), assinado em 21/01/2019 para divulgar sua marca nos uniformes e materiais esportivos das equipes de Futsal e Basquete, vigente até 01/02/2021.
Contrato com Comércio de Materiais P. Construção JOLI, assinado em 17/01/2019 para divulgar sua marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional, vigente até 17/01/2021.
Contrato com Climazon Industrial Ltda.I (Midea), assinado em 20/12/2019 para divulgar sua marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional, vigente até 31/12/2020.
Contrato com Positivo Tecnologia S.A, assinado em 01/08/2020 para divulgar sua marca nos uniformes e materiais esportivos do departamento de futebol profissional, vigente até 31/12/2021.
Leia também: