A temporada perfeita do futebol feminino do Corinthians acabou com quatro títulos conquistados, e agora o clube se prepara para definir o elenco de 2024. Movimentações no mercado da bola já acontecem há algumas semanas na modalidade, mas a diretoria ainda não anunciou contratações ou renovações para o próximo ano.
Então quem fica? Quem chega? Quem sai? Para responder essas perguntas, a Central do Timão traz um compilado das movimentações de mercado do Corinthians Feminino para 2024. A matéria será atualizada sempre que alguma novidade for divulgada.
⇨ Quem chega?
A Central do Timão já antecipou três contratações encaminhadas do Corinthians para a próxima temporada:
Eudimilla: a reportagem soube que Eudimilla já alinhou detalhes com o Corinthians para a próxima temporada. A atacante, de apenas 22 anos, tem contrato com a Ferroviária somente até o final de dezembro e deve chegar sem custos ao elenco alvinegro para 2024. O anúncio da contratação deve acontecer somente em janeiro.
Gi Fernandes: revelação do Santos, a lateral-direita, que fará 19 anos no final de dezembro, também deve integrar o elenco do Corinthians para 2024. A contratação está encaminhada e deve ser anunciada nas próximas semanas pelo clube.
Vitória Yaya: ex-São Paulo, a meio-campista, atualmente no Santos, é outra que deve reforçar o Corinthians na próxima temporada. A contratação está encaminhada, assim como Eudimilla e Gi Fernandes.
Micaelly: a atacante do São Paulo recebeu propostas de Corinthians e Palmeiras, mas deve reforçar a Ferroviária na próxima temporada.
Duda Santos: a meio-campista do Palmeiras também despertou interesse do Corinthians e recebeu uma proposta alvinegra. Entretanto, a jogadora deve acertar com a Ferroviária, assim como Micaelly.
Lucas Piccinato: além de novas jogadoras, o Corinthians também acertou a contratação de um novo técnico para 2024. Ex-Internacional, Lucas Piccinato chega com a missão de substituir Arthur Elias, agora na Seleção Brasileira, para manter as Brabas no topo do Brasil e da América do Sul. A chegada do treinador já foi anunciada pelo clube.
Daniela Arias: titular da seleção colombiana na Copa do Mundo de 2023, a zagueira chega para completar o vazio na zaga deixado pelas saídas de Andressa e Gi Campiolo. Ela foi o quarto nome anunciado como reforço para 2024 pelo Corinthians.
Nicole: com passagem pela Seleção Brasileira em diversas categorias e no time principal, a goleira chega após se despedir do Atlético-MG aos 23 anos. Ela concorrerá pela vaga embaixo das traves com mais quatro goleiras: Lelê, Kemelli e Mary Camilo. Também já foi oficializada pelo clube.
⇦ Quem sai?
Em contrapartida às chegadas, o Corinthians Feminino terá algumas baixas certas no elenco para 2024:
Luana Bertolucci: destaque do Corinthians na atual temporada e frequentemente convocada pela Seleção Brasileira, a volante anunciou que não seguirá no elenco alvinegro para 2024. Luana tinha contrato até o final de 2023 e não quis renovar para retomar a carreira no futebol internacional, sendo anunciada como jogadora do Orlando Pride, dos Estados Unidos.
Diany: outra volante que está de saída é Diany. A camisa 8 chegou ao Corinthians em 2018 e foi titular nas últimas temporadas, mas perdeu espaço em 2023, apesar de ter sido titular na final do Paulistão, e deve jogar no Palmeiras em 2024. A própria jogadora confirmou que não seguirá no clube.
Giovanna Campiolo: assim como Diany, a zagueira está de saída e deve seguir o mesmo rumo da volante, ou seja, o Palmeiras. Campiolo também chegou ao Corinthians em 2018 e foi titular nas últimas temporadas, mas perdeu espaço para Tarciane e Mariza ao longo de 2023.
Katiuscia: outra que chegou ao Corinthians em 2018, Katiuscia não seguirá no elenco alvinegro para 2024, mesmo após ser titular na maior parte de 2023. A lateral-direita, inclusive, já confirmou que está de saída. O novo clube da jogadora não foi revelado, mas o destino mais provável é a Ferroviária.
Grazi: única jogadora que estava no Corinthians desde a reativação do futebol feminino, em 2016, Grazi anunciou aposentadoria após o término desta temporada. A volante se despede dos gramados aos 42 anos, com 258 jogos, 78 gols e 15 títulos conquistados com a camisa alvinegra.
Tainá Borges: no Corinthians desde 2016, a goleira teve a saída anunciada pelo clube após 91 jogos. Ela ainda não divulgou seu novo clube.
Andressa Pereira: a zagueira surpreendeu ao anunciar, no dia 2 de janeiro, sua saída do Corinthians. Andressa tinha contrato somente até o final de 2023, não entrou em acordo para renovação e deixa o clube sem custos. O destino da jogadora ainda não foi revelado.
⇩ Quem fica?
Lelê: a titular absoluta da meta alvinegra em 2023 tem contrato somente até o final de 2023, mas não deve encontrar problemas para renovar. Lelê, então, deve permanecer no Corinthians para a próxima temporada, apesar de despertar interesse de clubes do exterior. Em comentário no X (antigo Twitter), a goleira confirmou que já assinou o novo vínculo.
Tamires: a capitã do Corinthians teve um ano de destaque, com assistências e gols decisivos, além de convocações para a Seleção Brasileira, e permanecerá no Corinthians em 2024.
Gabi Portilho: Corinthians confirmou a renovação contratual de Gabi Portilho. A duração do novo vínculo irá até 2025.
Yasmim: titular em grande parte da temporada, a lateral-esquerda tem contrato válido até dezembro de 2024.
Mariza: a meio-campista, que se firmou como zagueira ao longo de 2023, tem contrato válido até dezembro de 2025. É um dos vínculos mais longos do atual elenco.
Gabi Zanotti: aos 38 anos, a meio-campista conviveu com algumas lesões ao longo de 2023, mas encerrou a temporada como titular. Gabi Zanotti renovou seu vínculo com o Timão.
Tarciane: titular do Corinthians ao lado de Mariza na maior parte de 2023, a zagueira tem contrato até dezembro de 2024.
Duda Sampaio: reforço para 2023, a meio-campista rapidamente se firmou no Corinthians, foi titular na maior parte da temporada, acumulou convocações para a Seleção Brasileira e seguirá no clube, já que tem contrato válido até dezembro de 2024.
Vic Albuquerque: um dos grandes nomes do atual elenco, Vic Albuquerque encerrou o ano como artilheira do Corinthians, com 23 gols. O contrato até dezembro de 2024 garante a permanência da meia-atacante, ao menos, por mais uma temporada.
Millene: autora de 17 gols, sendo um deles o que garantiu o título da Libertadores contra o Palmeiras, e vice-artilheira do Corinthians na temporada, a atacante tem contrato até dezembro de 2024.
Jheniffer: terceira colocada no ranking de artilharia do Corinthians em 2023, com 16 gols, a centroavante também tem vínculo válido até dezembro de 2024.
Jaqueline: no Corinthians desde 2022, a atacante alternou entre bons e maus momentos em 2023. Jaqueline tem contrato válido até junho de 2025 e, portanto, seguirá no clube na próxima temporada.
Gabi Morais: a meio-campista conviveu com problemas físicos em 2023, incluindo uma ruptura da fáscia plantar, e jogou pouco na temporada. Mesmo assim, Gabi Morais teve seu contrato renovado até 2025.
Ju Ferreira: a volante chegou ao Corinthians para 2023 alternou entre titular e reserva. Ela tem contrato até dezembro de 2024 e deve brigar por vaga como titular na próxima temporada, com as saídas de Luana e Diany.
Isabela: outra contratada para 2023, a lateral começou bem o ano, mas perdeu espaço no decorrer da temporada. Isabela, porém, seguirá no Corinthians em 2024, já que tem contrato válido até dezembro do ano que vem.
Carol Tavares: mais uma que passou a integrar o elenco alvinegro em 2023, a lateral-direita chegou para brigar por vaga no time titular, mas ficou atrás de nomes como Katiuscia e Paulinha na reta final da temporada. A saída de Kati pode fazer Carol Tavares ganhar espaço em 2024, apesar da chegada de Gi Fernandes.
Paulinha: a lateral-direita fez bons jogos no segundo semestre de 2023, apesar de ter sido reserva de Katiuscia na maior parte da temporada. Aos 35 anos, Paulinha tem contrato até o final deste ano e renovou seu vínculo por mais um ano.
Fernanda: também contratada para 2023, Fernanda fez bons jogos, apesar de ter sido reserva na maior parte da temporada. Peça importante para o elenco, a meia-atacante tem contrato até dezembro de 2024.
Carol Nogueira: contratada para a temporada 2023, a atacante jogou pouco ao longo do ano, mas seguirá no Corinthians, até porque tem contrato até dezembro de 2024.
Miriã: a atacante precisou realizar uma cirurgia no tornozelo no final de 2022 e perdeu boa parte do primeiro semestre de 2023. Miriã conviveu com pouco espaço ao longo da temporada, mas tem contrato até dezembro de 2024.
Kemelli: a goleira retornou de empréstimo do Cruzeiro após o Brasileirão Feminino e reassumiu o status de reserva imediata de Lelê. Ela tinha contrato até o final de 2023 e também renovou por mais uma temporada.
Tainá Borges: outra opção para a meta alvinegra, a goleira tem contrato até dezembro de 2023 e pode acertar renovação em breve.
Mary Camilo: única goleira com contrato até dezembro de 2024, Mary Camilo seguirá no Corinthians para a próxima temporada.
Érika: a zagueira não atua desde dezembro de 2022 e conviveu com uma série de problemas físicos nos últimos meses. Em agosto de 2023, passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e ainda vem se recuperando. Érika renovou seu contrato com o clube do Parque São Jorge para continuar seu tratamento.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados