Doutor Ivan Grava detalhou os assuntos tratados nas reuniões da Federação Paulista
Apesar da pandemia do coronavírus/Covid-19 ainda estar em curva acendente no Brasil, já é levantada a possibilidade da volta do futebol profissional. Com o campeonato estadual ainda na fase de grupos, a Federação Paulista busca uma maneira d terminar a competição nos próximos meses.
Com isso, duas reuniões virtuais já foram feitas na sede da entidade entre os departamentos médicos dos clubes das séries A1, A2 e A3, e o comitê da Federação que trata do assunto. O objetivo era que fosse elaborado um protocolo de ações para quando o futebol voltar.
Em vídeo divulgado na Corinthians TV, canal oficial do clube no YouTube, Ivan Grava, médico do Timão, relatou como foram as reuniões. Uma deles teve a participação do doutor David Uip, chefe do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo.
“A discussão maior foi em relação a qual protocolo, Como vamos desenvolver este protocolo trazendo para a realidade de cada clube, para que a gente tenha o retorno mais seguro possível, para os atletas, comissão técnica e funcionários sejam submetidos ao menor risco possível de contaminação”, informou Grava.
Em relação diretamente ao Corinthians, o Dr. Ivan Grava destacou que foi estabelecido um protocolo alinhando todas as orientações da Federação Paulista e também da CBF. A ideia foi ter como base as medidas tomadas em outros países, trazendo para a realidade do Brasil e do Timão, no sentido de orientar atletas e demais funcionários quando o retorno for definido.
“Inicialmente estamos planejando fazer exames nos jogadores e funcionários do CT, para sabermos se eles tiveram contato ou não com a doença. A partir disso planejar a formação de alguns grupos para que os departamentos, físico e técnico, possam começar os treinamentos no momento que as autoridades liberarem o retorno”, destacou o médico do clube do Parque São Jorge, que seguiu relatando os procedimentos que serão tomados.
“Também vamos passar todas as orientações de que os atletas devam utilizar álcool gel, higienizar as mãos, ter cuidados para não ter contaminação, ter distanciamento social”, finalizou Ivan Grava.
Leia também: - Balanço financeiro do Corinthians mostra BMG como patrocinador máster até dezembro de 2023.
Por Marcelo Becker/Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados