- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Médica do Corinthians desde 2018 e única mulher a ocupar o cargo em algum clube da Série A, a doutora Ana Carolina Côrte detalhou os processos do departamento médico com Renato Augusto, que conta com um histórico amplo de lesões ao longo da carreira. A profissional disse que gostaria de ter o meio-campista em todos os jogos, mas destacou a importância de tomar cuidados extras com o camisa 8.
“A gente tem que tomar muito cuidado. Eu quero contar com o Renato Augusto antes do jogo? É claro que eu quero. Mas a gente precisa cuidar muito e entender tudo o que puder fazer para ter dados objetivos”, iniciou Ana Carolina, em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, que irá ao ar na íntegra neste sábado, 24, às 19h30 (horário de Brasília).
“Nós juntamos toda a parte da fisiologia por trás, fazemos muitos testes pela fisioterapia, testes médicos internos, testes funcionais, para termos o máximo de garantia que vai dar tudo certo“, completou.
Ana Carolina, no entanto, disse que, em determinados momentos, o departamento médico pode “forçar” o retorno do jogador de alguma lesão. Isso, inclusive, aconteceu recentemente, antes do duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, quando o Corinthians precisa reverter uma derrota de 2 x 0 sofrida no confronto de ida, no Mineirão.
No jogo de volta, diante da dificuldade para reverter o placar, o Corinthians “forçou” a volta de Renato Augusto, que, na época, ainda não havia se recuperado completamente de uma cirurgia no menisco medial do joelho direito. O meio-campista foi titular contra o Atlético-MG e deu uma assistência, colaborando diretamente para a heroica classificação corinthiana às quartas de final.
Entretanto, ainda sem estar no ritmo ideal, Renato Augusto voltou a se lesionar apenas três jogos depois, contra o Cuiabá, em 10 de junho, agora sofrendo um edema na panturrilha. Ana Carolina Côrte explicou que a função do departamento médico é gerenciar esses riscos de possíveis novas lesões.
“É claro que a medicina do esporte é uma ciência de risco, a gente precisa muitas vezes sentar com os profissionais e jogador e conversar que naquele jogo precisamos muito do jogador.“
“Existe esse risco, sua saúde está nesse ponto, vamos correr ou não vamos correr? Vale a pena? Se uma lesão acontecer aqui, perderemos você por mais dois meses, aí olhamos tudo como um todo. É um gerenciamento de risco, a nossa função ali é gerenciar riscos”, finalizou a doutora.
Esse edema na panturrilha, aliás, fará Renato Augusto perder o jogo deste sábado, 24, às 16h, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O jogador já foi desfalque para o técnico Vanderlei Luxemburgo na vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro, na última quarta-feira, 21.
Veja mais:
Clássico contra Santos faz Corinthians ter novo pendurado para duelo contra Athletico; veja todos
Deives analisa partida pela Liga Nacional de Futsal e comenta sistema defensivo do Corinthians