Defensor se firma como titular na zaga do Corinthians, e conquista Carille e a Fiel torcida
O início foi um pouco conturbado. Teve mal entendido em relação a um pedido de auxílio moradia, e ainda a desconfiança de parte da torcida e imprensa se um reserva do Cruzeiro seria útil num time que se destaca justamente pelo seu sistema defensivo. Manoel superou tudo isso, e, principalmente depois da chegada de Gil, se tornou peça fundamental no Corinthians que, mais uma vez, tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro.
Assim, Manoel se tornou homem de confiança de Fábio Carille, adquirindo o status de titular absoluto da zaga corinthiana. Em relação à torcida, se não bastasse o firme desempenho defensivo, o zagueiro sabe marcar gols em clássicos. Santos, São Paulo e Palmeiros, todos já forma vazados por Manoel.
Emprestado até o final de 2019, para ficar em definitivo com o zagueiro, o Corinthians terá que negociar com o Cruzeiro, que inclusive paga parte de seu salário.
Respaldo do professor
O técnico Fábio Carille informou que nada foi falado sobre a próxima temporada, porém destacou o bom nível das apresentações de Manoel desde o início do ano, quando o time passava por ajustes no meio de campo e ataque.
“Nós ainda não sentamos para falar dos planos de 2020. Mas Manoel esteve no setor que mais deu resultado no primeiro semestre, quando o Corinthians não estava jogando bem. A defesa soube suportar bem. O título paulista passa muito pelo que eles fizeram atrás, ele e Henrique. Organização defensiva”, disse Carille, destacando que o setor defensivo que já apresentava bom desempenho, melhorou.
“Quando o time passa a atacar mais, é normal que a defesa cresça. Quando você agride o rival, ele não chega tanto. É um atleta (Manoel) que vem se destacando”, afirmou o técnico do Corinthians em para o site Globoesporte.com
A parceria com Gil
Uma dupla de respeito. Desde que a zaga corinthiana passou a ser formada por Manoel e Gil, no período pós Copa América, em 14 jogos entre Copa Sul-Americana e campeonato Brasileiro, o Timão ainda não foi derrotado, sendo que Gil esteve presente em todos eles, e Manoel atuou em 13 jogos. Se levarmos em conta as últimas nove partidas, foram apenas cinco gols sofridos.
O zagueiro
Com 29 anos, e 1,81 de altura, Manoel é natural da cidade de Bacabal, interior do estado do Maranhão. O jogador, que está emprestado pelo Cruzeiro para o Corinthians até o fim deste ano, tem vínculo com o clube mineiro até dezembro de 2020. Atualmente o time de Minas Gerais paga cerca de 30% de seu salário.
Próximo jogo
O Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16 horas, contra o Fluminense, no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, e confronto válido pela 19ª rodada do Brasileirão.
Por Marcelo Becker