- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Há 92 anos, na Fazendinha, se iniciava uma longa história de rivalidade. No dia 25 de maio de 1930, foi disputada pela primeira vez uma partida entre Corinthians e São Paulo. O tricolor, que então se chamava São Paulo da Floresta e era um time da elite da capital paulista, e o Alvinegro surgido da várzea em 1910.
No estádio Alfredo Schurig, a “Fazendinha”, o ‘Esquadrão Mosqueteiro’, venceu o São Paulo por 2×1. Os tentos alvinegros foram marcados por Gambinha e Filó.
Até então, o Alvinegro, fundado em 1910, já havia vencido sete títulos paulistas. Para o confronto, o então técnico Virgilio Montarini mandou a campo uma equipe já consagrada por ter conquistado o bicampeonato do Paulista em 1928 e 1929: Tuffy; Grané, Del Debbio, Nerino, Munhoz; Guimarães, Neco, Rato; Filó, De Maria, Gambinha.
Naquele ano, o Corinthians sagrou-se Campeão Paulista pela oitava vez, enquanto o São Paulo ficou com o vice-campeonato, que era disputado em turno e returno.
Corinthians e São Paulo, já decidiram inúmeros campeonatos e fizeram jogos espetaculares. Em determinada época foi o maior clássico do Estado e ambos já viveram um período sem conseguir vitórias em cima do rival. O Timão possui a maior série invicta no confronto, são 14 jogos contra 13 do São Paulo.
Em 92 anos de clássico Majestoso, o Corinthians venceu o rival 131 vezes, empatando 113 e sendo superado em 109 ocasiões até aqui. Foram 501 gols marcados e 475 sofridos.
A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi no último dia 22, pelo Campeonato Brasileiro, onde, na Neo Química Arena, empataram em 1×1. O gol do Corinthians foi marcado por Adson.