MAIS QUE UMA TORCIDA: Fiel Rio de Janeiro – 15 anos de amor ao Coringão

Longe de São Paulo, eles se conheceram através do Orkut e desde então formaram uma linda família que os faz se sentirem mais próximos do Corinthians

Eles se reúnem para assistir os jogos do Timão na Cidade Maravilhosa e fortalecer seu corinthianismo (Foto: Acervo Fiel RJ)

João Spínola, Tadeu Paulista e Edson se conheceram em 2004 através de uma comunidade no Orkut “Paulistas no Rio de Janeiro”, que era gerenciada por Tadeu e foi onde João procurava dicas de lugares para assistir aos jogos do Timão, quando Tadeu resolveu criar um post para saber quem mais ali era corinthiano. Edson logo se manifestou e os três passaram a buscar um bar para acompanhar aos jogos.

Como eram novatos na cidade maravilhosa, foram ao ponto mais conhecido do Rio, Copacabana, Mud Bug, um bar que passava vários jogos. Era, no início, o local ideal para os corinthianos que passaram a se reunir ali para ver o Timão jogar. Porém, não demorou muito e o bar ficou pequeno para o grupo que crescia rapidamente, assim também como a comunidade “Corinthianos no Rio de Janeiro”, e o grupo logo se tornou em 20, 30 pessoas e seguiu crescendo. Por vezes mudando o local para assistir, pois os bares já não suportavam mais o volume de pessoas.

(Foto: Acervo Fiel RJ)

Após 4 anos desses encontros, a Fiel RJ realiza sua primeira festa, que teve representantes de diferentes torcidas organizadas, Gaviões da Fiel, Estopim, Camisa 12, a diretoria da Fiel BH, que desde então se tornou referência para Fiel RJ com orientações e varias ideias.

A situação reforçava que a intenção dos três em não fazer da Fiel RJ uma torcida organizada, mas uma reunião de loucos querendo ver o Timão jogar, e como o relacionamento com as mais diversas torcidas sempre foi  muito bom, a sede de algumas era o local onde a Fiel RJ se instalava em suas vindas a São Paulo para acompanhar o time.

(Foto: Acervo Fiel RJ)

Em 2009 passaram a fazer caravanas para levar torcedores ao Pacaembu, a caravana iniciava no Rio e ia passando por sedes de torcidas pelo interior de São Paulo para levar o maior número possível de pessoas para conhecer o estádio e acompanhar de perto o time de coração. Com isso, as amizades foram se fortalecendo, se multiplicando. Formaram uma amizade forte com as fiéis dos quatro cantos do país, BH, JF, interior de SP, Brasília, Sul, Nordeste, participação em festas e jogos. E em cada véspera de jogo, no Rio, era organizada uma festa, um pré jogo, e as torcidas vindas de fora do estado eram recebidas pelos integrantes da Fiel RJ em suas casas, dando todo o suporte necessário a quem vinha de fora.

Em 2010 quando o Corinthians foi ao Rio para enfrentar o Flamengo pela Libertadores, uma carga reduzida de ingressos foi para São Paulo, porém havia a possibilidade de comprar na bilheteria em São Cristóvão um número maior de ingressos, e aí a Fiel RJ em conjunto com a diretoria dos Gaviões comprou mais de mil ingressos para diversas torcidas organizadas, para caravanas, para fiéis de vários lugares do país.

Rodrigo Língua – Laje do Língua – Morro dos Prazeres – RJ (Foto: acervo pessoal)

Naquele ano, a Fiel Rio de Janeiro passa a concentrar as sua ações na “Laje do Língua”, no Morro dos Prazeres, cujo proprietário, Rodrigo Língua, paulista e corinthiano, cede o espaço para encontros, festas e ações sociais, e é onde, desde então está localizada a sede da torcida.

Camisa comemorativa dos 15 anos da Fiel RJ (Foto: Acervo Fiel RJ)

João Spínola, um dos organizadores da torcida, falou à Central do Timão.

“- A Fiel Rio de Janeiro só tem agradecer a Fiel BH, JF, subsede Brasília, Estopim e é claro aos Gaviões que foram nossos orientadores no dia a dia, foi a torcida que mais fortaleceu e ajudou no nosso crescimento e por isso hoje grande parte da torcida é sócio dos Gaviões da Fiel e assim sempre será, porém com lealdade e braços abertos para todo o corinthiano que morar no Rio, seja ele de que agremiação for, o importante para nós é representamos o Corinthians sempre.”

“- Se eu puder fazer um agradecimento final, fica para aqueles que em 15 anos entenderam o que é ser Fiel RJ. Ser Fiel RJ é ser aquele coringão louco que coloca a camisa do Corinthians e parece que tomou três litros de cachaça, que a alegria flui, que a amizade constrói e que está ali para um único objetivo: ver o Corinthians e levar o Coringão à vitória.”

“- E pela torcida é claro aos Gaviões da Fiel pelos ensinamentos diários e as quebradas que sempre estiveram conosco, Fiel BH, Fiel JF, subsede Brasília, Vale do Paraiba entre tantas outras que sempre estiveram conosco.”

(Foto: Acervo Fiel RJ)

Assim segue o trabalho dessa incrível torcida que não é uma organizada, mas é unida e que convive com tantas outras pessoas, torcidas que apesar dos vários quilômetros de distância não medem esforços para ver o Timão jogar. E essa corrente de amizade, de cumplicidade que se forma e se fortalece por um mesmo sentimento, o de que não importa o quão longe esteja, o quão difícil seja,o quão improvável pareça, mas a Fiel estará sempre com o Corinthians em todo e qualquer lugar.

(Foto: Acervo Fiel RJ)

E se sabemos que a torcida é o maior patrimônio de um time, quando vemos histórias como essa, temos a certeza de que o Corinthians, sem dúvidas, tem o patrimônio mais valioso de todos. A Fiel torcida é inigualável. É mais que uma torcida.

Parabéns, Fiel Rio de Janeiro, pelos seus 15 anos!

Veja, abaixo, mais fotos da Fiel Rio de Janeiro.

Por Josy Londres – Twitter @JosyLondresSccp
Colaboração: Paulo – Velha Guarda da Gaviões da Fiel

(Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Reprodução Facebook Fiel RJ)
(Foto: Reprodução Facebook Fiel RJ)
(Foto: Reprodução Facebook Fiel RJ)
(Foto: Reprodução Facebook Fiel RJ)
(Foto: Reprodução Facebook Fiel RJ)
(Foto: Reprodução Facebook Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)
Laje do Língua, o local de encontro da Fiel RJ (Foto: Acervo Fiel RJ)
(Foto: Acervo Fiel RJ)

5 comentários em “MAIS QUE UMA TORCIDA: Fiel Rio de Janeiro – 15 anos de amor ao Coringão”

    1. Olá, Clara. Procure o Rodrigo Língua no restaurante Laje do Língua. Também passaremos seu número para entrarem em contato. Abraços.

Comentários encerrados.

Rolar para cima