Principal nome do Corinthians na temporada, Róger Guedes balançou as redes mais uma vez na última terça-feira, 2, na derrota por 2 x 1 para o Independiente del Valle, do Equador, e foi bastante elogiado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo após o jogo. O recém-chegado treinador disse que vê o atacante com “potencial de Seleção Brasileira”, mas prometeu algumas “duras no bom sentido” ao camisa 10.
Isso porque, para Luxemburgo, Róger Guedes não pode ficar voltando para ajudar na marcação ao longo do jogo em função da característica do jogador. O técnico disse, em entrevista coletiva, que vai tentar deixar o atacante o mais próximo possível perto da meta adversária nos próximos jogos.
“Estava falando sobre ele (Róger Guedes) aqui, de jogador com a característica dele. Essa semana, ele já vai tomar umas duras minhas, no bom sentido. Sabe por quê? Porque jogador que tem a qualidade dele, de finalização, não pode se afastar muito do gol. Ele tem que se aproximar do gol. É isso que eu quero mostrar, para ele chegar à Seleção Brasileira. Ele tem potencial para a Seleção Brasileira“, iniciou Luxemburgo.
Na visão do técnico, que estreou à frente do Corinthians na derrota para o Independiente del Valle, Róger Guedes não possui um alto poder de marcação, e sim de finalização. Por isso, o camisa 10 precisa ficar mais perto do gol para receber a bola em melhores condições dos companheiros. Para o treinador, o atacante pode ser ainda mais artilheiro do que já é.
“Quanto mais ele chega perto do gol, mais os companheiros vão achar ele em condições melhores para ele fazer o gol. Agora, quanto mais ele fica distante, o gol está muito distante para ele. Então, eu tenho que deixar ele ficar em situação mais confortável, e que a bola chegue nele, para que ele possa ter uma finalização melhor.”
“Ele começa a voltar muito (para marcar) e gasta no que não é forte, que é a marcação. Ele é bom no segundo terço do campo, da intermediária para frente. Qualquer jogada ele vai estar na cara do gol, como ele chega. Então, tenho que mudar essa característica dele, para que vocês possam ver o Róger muito mais com característica de artilheiro do que ele já é“, completou.
“É assim que você cresce na profissão, você olhar para o jogador e falar ‘toda bola que chega, esse jogador está querendo ir para o gol, está querendo ir para o gol, está querendo ir para o gol’. Eu vou aproximar ele do gol, eu tenho que aproximar ele do gol. Quem tem que marcar, vai ser outro jogador. Ele (Róger) vai marcar, mas até onde ele pode marcar, e outros vão marcar muito mais do que ele para que ele possa estar fresco para decidir os jogos. Cabe a mim. Não sai de perto de onde a coisa pode acontecer”, finalizou.
O gol marcado contra os equatorianos fez Róger Guedes se isolar ainda mais na artilharia do Corinthians em 2023. O camisa 10 chegou ao 14º gol marcado em 21 jogos na temporada, com dez a mais em relação aos vice-artilheiros Adson e Yuri Alberto.
Provavelmente com Róger Guedes entre os titulares, o Corinthians volta a campo apenas na próxima segunda-feira, 8, para encara o Fortaleza, na Neo Química Arena, pela quarta rodada do Brasileirão. Até lá, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá cinco dias de treinos para preparar o time.
Veja mais:
Duilio entende protestos, mas nega ‘terra arrasada’ no Corinthians: ‘Estamos nos três campeonatos’
Técnico do Corinthians fala em mudança da equipe e explica substituições
Zagueiro do Corinthians explica momento apático da equipe e defende Luxemburgo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados