Os 14 presidentes dos clubes que integram a Libra (sigla para Liga Brasileira) realizaram, na última terça-feira (2), mais uma Assembleia Geral, em São Paulo. A quarta reunião da entidade aconteceu para definir questões internas, como perfis dos membros que integrarão o Conselho de Administração, e tentar alinhar seus interesses com a Liga Forte Futebol (LFF). As informações são do Globo Esporte.
Em comum, Libra e LFF desejam substituir a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na organização do Brasileirão a partir de 2025. Dirigentes que estiveram no encontro em São Paulo afirmam que as questões sobre a organização da liga “estão avançando”. Eles, no entanto, preferem não revelar detalhes para “não prejudicar as negociações”, seja com possíveis investidores com os integrantes da Liga Forte Futebol.
A Libra também espera receber propostas mais específicas da LFF, que quer uma maior divisão nas receitas da futura Liga Brasileira. A próxima Assembleia Geral está marcada para o dia 12 de agosto. Nesta data, os 14 clubes esperam ter detalhes em mãos tudo o que a Liga Forte Futebol pretende, para uma análise efetiva do que se pode ou não chegar a um consenso.
Vale lembrar que o rateio inicial das receitas da Libra foi proposto em 50% de forma igualitária, 25% de acordo com performance esportiva e 25% conforme engajamento e audiência. Com a atualização do estatuto, o modelo passa para 45% – 30% – 25%, algo próximo em relação ao que deseja a LFF, se o pacote dos direitos de transmissão da Liga Brasileira superar os R$ 4 bilhões.
Clubes integrantes da Libra: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Novorizontino, Ituano, Guarani, Grêmio e Ponte Preta.
Clubes integrantes da LFF: América-MG, Atlético-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.
Veja mais:
Corinthians detalha venda de ingressos para jogo no Maracanã, pela volta das quartas da Libertadores
Corinthians é um dos piores times da Libertadores em seis estatísticas entre todos da fase de grupos
Corinthians deve ter reforço de Renato Augusto contra o Flamengo no Rio de Janeiro
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados