Na manhã desta terça-feira (21), a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), divulgou um documento oficializando seu modo de repartição de receitas. Junto com a declaração, a Libra trouxe pela primeira vez, uma simulação de seus cálculos.
A apresentação inclui o que Libra chama de “cláusula de estabilidade” que, segundo o documento, visa proteger “os clubes que fizeram maiores concessões no processo de formação da liga (Flamengo e Corinthians)”.
Basicamente, a cláusula de estabilidade determina que se o faturamento durante o período de transição de cinco anos for menor que o valor da temporada 2022, os percentuais para Flamengo e Corinthians serão os mesmos do atual contrato de transferência, mesmo que o valor seja menor em valor absoluto. Se as receitas ultrapassarem o valor de 2022, ambos os clubes ganharão pelo menos o mesmo valor do ano passado.
A ideia da Libra é que o valor arrecadado seja melhor distribuído aos clubes brasileiros. No modelo atual, 48% da receita é dividida por audiência, 30% é dividida igualmente e 22% é dividida por desempenho.
Por fim, é simulado um modelo de transição com base nos resultados de 2021. Nesse caso, o Timão ficou com a quinta colocação e vai arrecadar R$ 354,8 milhões. A quantia ficaria em segundo lugar no torneio, atrás apenas do Flamengo.
Veja mais:
Reforço do Corinthians tem rescisão com o São Bernardo publicada no BID
Ramon Menezes indica atacante do Corinthians como reserva em amistoso da Seleção
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados