- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
Na última sexta-feira (17), a Conmebol divulgou seu ranking de clubes para o ano de 2022, o que é determinante para a separação dos potes do sorteio da Libertadores. Desta forma, o Corinthians acabou caindo no pote 2, com 40% de probabilidade de enfrentar River Plate ou Boca Juniors, ambos da Argentina, que estarão no pote 1.
Entretanto, neste domingo (19), a entidade sul-americana anunciou uma mudança no regulamento do sorteio da fase de grupos. Agora, o atual campeão da Copa Sul-Americana, que é o Athletico-PR, integrará o pote 1, o que jogou o Cerro Porteño-PAR para o pote 2. Antes, o clube paraguaio era um provável adversário do Timão, cenário que não é mais possível com a nova regra.
Como o regulamento também não permite que clubes do mesmo país caiam na mesma chave, com exceção dos que vêm das fases preliminares, o Corinthians só poderá ser sorteado na mesma chave de um dos quatro times do pote 1: Boca Juniors, River Plate, Nacional-URU ou Peñarol-URU – os outros cabeças de chave são brasileiros (Furacão, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras).
Sendo assim, há 25% de probabilidade do Timão duelar com cada um dos argentinos ou uruguaios na fase de grupos. Com o regulamento anterior, as chances eram de 20% para cada clube, já que o Cerro Porteño também estava no pote 1.
Vale ressaltar que o sorteio da fase de grupos está marcado para acontecer apenas na semana de 23 de março. A primeira rodada ocorrerá na semana de 6 de abril, enquanto o fechamento dos grupos será na semana de 25 de maio.
Confira a nova distribuição dos potes do sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022:
Pote 1: Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo, Palmeiras, Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, Nacional-URU e Peñarol-URU;
Pote 2: Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Colo-Colo-CHI, Emelec-EQU, Independiente Del Valle-EQU, Libertad-PAR, Universidad Católica-CHI e Vélez Sarsfield-ARG;
Pote 3: Red Bull Bragantino, Alianza Lima-PER, Caracas-VEN, Colón-ARG, Deportivo Táchira-VEN, Sporting Cristal-PER, Tolima-VEN e Millonarios-COL ou Deportivo Cali-COL (a vaga depende do desenrolar do Campeonato Colombiano);
Pote 4: Fortaleza, Always Ready-BOL, Independiente Petrolero-BOL, Talleres-ARG e quatro classificados das fases preliminares.
Veja mais:
Jô, do Corinthians, foi o segundo pior artilheiro de um clube da Série A na última temporada
Benfica avança em negociação para contratar João Victor, do Corinthians, diz jornal português