Na tarde desta quinta-feira (25), a Conmebol anunciou que suas competições não mais o critério de gol marcado fora de casa nas fases eliminatórias a partir de 2022. Agora, todos os gols passam a ter o mesmo valor.
De acordo com a entidade que controla o futebol sul-americano, a medida fará com que haja maior “justiça esportiva” nos torneios continentais. A decisão foi anunciada pelo presidente da confederação, Alejandro Domínguez, e posteriormente publicada nas redes sociais da instituição.
O critério consistia no auxílio de um gol marcado como visitante para desempatar um confronto de mata-mata. Por exemplo: caso o Corinthians empatasse em 0x0 com um adversário no jogo de ida, na Neo Química Arena, e ficasse na igualdade com gols – 1×1, 2×2, 3×3, e assim sucessivamente – na casa do rival, na partida de volta, se classificaria sem precisar passar pela disputa de pênaltis, o que será necessário a partir de 2022.
Esta regra estava em vigor nos torneios sul-americanos desde 2005. De 2008 em diante, já não valia mais para as finais – até 2018 eram disputadas em dois jogos, em ida e volta. Vale lembrar que a Copa do Brasil também contava com esse critério até 2017, mas a CBF optou pela extinção nas últimas quatro edições da competição nacional.
Veja mais:
Ceará x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Lei do ex? Corinthians reencontra trio de ‘velhos conhecidos’ contra o Ceará nesta quinta
Com três atletas pendurados, Corinthians corre risco de ‘refazer’ time contra o Athletico-PR
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados