O goleiro Cássio fez sua estreia na Libertadores 2012 no dia 2 de maio de 2012 no jogo contra o Emelec pelas oitavas de final, onde o resultado foi 0 a 0, e Cássio foi eleito o nome do jogo com grande atuação.
Vale destacar que Júlio César, até então o goleiro titular e que também já havia feito grandes defesas naquela edição da Libertadores, foi barrado por Tite após as falhas na derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Cássio assumiu ali, definitivamente, a posição de titular absoluto da equipe até os dias de hoje, se tornando grande ídolo da Fiel.
Em 9 de maio, na partida contra o Emelec onde o Corinthians venceu por 3 a 0 e se classificou para as quartas de final, Cássio fez uma boa atuação novamente.
Em 23 de maio, durante a partida das quartas-de-finais da Libertadores contra o Vasco da Gama, Cássio fez uma defesa considerada “milagrosa” em chute do atacante vascaíno Diego Souza, que ajudou a levar o Corinthians às semifinais da competição, onde o resultado foi 1 a 0, com gol de Paulinho aos 42 minutos do segundo tempo.
Em 13 de junho, Cássio teve outra grande atuação, com grandes defesas, nas semifinais da Libertadores contra o Santos a quem o Corinthians venceu por 1 a 0.
Foi o primeiro goleiro da história do Corinthians a atuar em uma final de Libertadores no dia 27 de junho, onde o time jogou contra o Boca Juniors na La Bombonera. A partida terminou empatado em 1 a 1. Cássio foi importante na partida, apesar de tomar o segundo gol na competição novamente fez uma boa defesa.
E jogou novamente no segundo jogo da final em São Paulo no dia 4 de julho sagrando-se campeão da Copa Santander Libertadores 2012.
Foi escolhido como o goleiro da seleção da Libertadores 2012. No início do ano de 2013 em uma votação para eleger o melhor goleiro do mundo de 2012, Cássio Ramos foi o sétimo colocado, superando grandes goleiros de renome internacional, sendo considerado o melhor goleiro do Brasil em atividade, até hoje.
Nos 60 anos da Copa Libertadores, nada melhor que homenageá-la relembrando todas as defesas dos goleiros do Corinthians, Júlio César e especialmente do Gigante Cássio na competição em 2012.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Youtimao sempre top, que vídeo Monstro com as defesas