A torcida alvinegra pode não se lembrar, mas um atacante que fez apenas nove jogos com a camisa alvinegra foi titular em um dos duelos mais importantes do Corinthians nos últimos anos. Trata-se do centroavante Jonathas, escolhido pelo técnico Jair Ventura para iniciar a final da Copa do Brasil de 2018, perdida para o Cruzeiro. Nesta matéria, a Central do Timão relembra a passagem do jogador pelo clube.
Jonathas foi contratado pelo Corinthians por empréstimo junto ao Hannover, da Alemanha, na metade de 2018, após se destacar em clubes de menor expressão na Europa, como AZ Alkmaar (Holanda), Brescia (Itália), Pescara (Itália), Elche (Espanha), Real Sociedad (Espanha) e Rubin Kazan (Rússia). Ele chegou para comandar o ataque alvinegro meses após a saída de Jô, já que Kazim e Roger não se firmaram.
Pelo Timão, no entanto, o centroavante não teve destaque e marcou apenas um gol em nove jogos. Mesmo sem tanto destaque, o Jonathas foi escolhido pelo técnico Jair Ventura para ser titular na final da Copa do Brasil de 2018. O Corinthians perdeu a decisão nacional para o Cruzeiro, na Neo Química Arena. O jogador, curiosamente, foi revelado nas categorias de base do clube mineiro.
O atacante assinou contrato de empréstimo com o Corinthians válido por um ano, ou seja, até a metade de 2019, mas deixou o clube logo após o término da temporada de 2018 e retornou ao Hannover. Depois de se despedir do Timão, Jonathas ainda defendeu Elche (Espanha), Sharjah, Hatta Club (ambos dos Emirados Árabes Unidos) e Odisha (Índia).
Depois de apenas 16 jogos no Odisha, Jonathas retornou ao Brasil em 2022 para defender o Náutico na Série B. Porém, pediu desligamento do clube pernambucano dois meses após ser contratado. Foram apenas sete jogos disputados, sem gols marcados.
O centroavante, então, assinou contrato com a Inter de Limeira para jogar o Paulistão de 2023. Na competição estadual, inclusive, Jonathas reencontrou o Corinthians pela primeira vez desde a saída do clube, em 2018. O jogo em questão terminou empatado sem gols, no Major Levy Sobrinho. Ele já deixou o clube do interior e, agora, acertou com o Athletic Club. Após ser destaque na Série C, o jogador foi contratado pelo América-MG, onde atua até hoje.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados