Adversário do Corinthians neste sábado (19), às 18h30 (Brasília), no Estádio Santa Cruz, pela oitava rodada do Paulistão, o Botafogo-SP foi às compras e contratou oito reforços para a temporada de 2022, onde disputará, além do torneio estadual, o Brasileirão Série C e a Copa do Brasil. Entre eles, está o ex-corinthiano Guilherme Mantuan, revelado pelo Timão.
O volante, que também atua como lateral-direito, é irmão mais velho do meia-atacante Gustavo Mantuan, que integra o elenco profissional alvinegro e, inclusive, deve ser titular nesta noite. O mesmo, porém, não se pode dizer de Guilherme, que está lesionado e não enfrentará seu ex-clube.
Tratado como grande promessa das categorias de base do Corinthians há alguns anos, o jogador de 24 anos chegou a ser promovido aos profissionais em 2016 e foi relacionado para dois jogos do Brasileirão daquele ano, contra Figueirense e Internacional no segundo turno, sob o comando de Oswaldo de Oliveira. Porém, retornou à equipe sub-20 logo em seguida para disputar a Copa São Paulo, competição que se sagrou campeão em 2017.
A primeira oportunidade de Guilherme Mantuan como atleta profissional aconteceu na última rodada do Brasileirão de 2017, diante do Sport, em Recife. Ele entrou aos 32 minutos do segundo tempo na vaga de Pedrinho, e pôde atuar por 13 minutos. Uma nova chance aconteceu em março de 2018, justamente contra o Botafogo-SP, quando foi titular e teve boa atuação.
O volante, contudo, foi perdendo espaço ao longo daquela temporada, e foi emprestado à Ponte Preta em 2019, onde jogou somente uma partida na Série B daquele ano. Fora dos planos do Corinthians, Guilherme foi cedido ao Oeste no ano seguinte, onde fez nove jogos na segunda divisão. Em setembro de 2020, rescindiu com o Timão para rumar ao Gil Vicente, de Portugal.
Entretanto, o atleta sequer entrou em campo em mais de um ano no clube português. Por conta disto, optou por retornar ao Brasil em busca de mais oportunidades, e acertou com o Pantera para 2022. Porém, disputou apenas as duas primeiras rodadas do Paulistão, ambas saindo do banco de reservas, e acabou se lesionando.
No total, Guilherme Mantuan disputou 28 jogos com a camisa alvinegra, conquistou três títulos e não marcou gols. Ele move uma ação contra o clube na Justiça do Trabalho desde setembro do ano passado, cobrando R$ 533 mil por direitos de imagem, verbas rescisórias, FGTS, multa e honorários advocatícios.
Veja mais:
Corinthians Basquete recebe Franca para tentar engatar sequência de vitórias; veja onde assistir
100% fora de casa no Paulistão, Corinthians visita Botafogo-SP, que ainda não venceu como mandante
Paty sobre as goleiras do Corinthians jogarem muito com os pés: “Não posso dizer que é algo fácil”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados