Tido como grande revelação das categorias de base do Corinthians, o meio-campista Vitinho não se firmou no clube como profissional e vem seguindo a carreira longe do Brasil. Mais precisamente em Portugal, onde atua pelo FC Arouca, da primeira divisão local, desde julho de 2022. Nesta matéria, a Central do Timão relembra a passagem do jogador pelo Parque São Jorge.
Nascido em 4 de janeiro de 2000, Vitinho chegou ao Corinthians ainda criança, em 2005, aos cinco anos de idade. O meio-campista passou por todas as categorias de base e começou a ganhar destaque no sub-17, quando acumulou convocações para a Seleção Brasileira.
Em 2017, ainda com apenas 17 anos, disputou sua primeira Copa São Paulo pelo Corinthians e esteve no elenco campeão naquela edição, a última das dez conquistadas pelo clube até agora. Entretanto, pela pouca idade, o meio-campista foi reserva na competição. Na final contra o Batatais, Vitinho foi acionado pelo técnico Osmar Loss e entrou no lugar de Pedrinho.
Vitinho disputou, ao todo, quatro edições da Copinha pelo Corinthians: 2017, 2018, 2019 e 2020. Depois de estourar idade no sub-20, onde jogava com a camisa 10, o meio-campista, enfim, ganhou a primeira chance como profissional em março de 2021, no Paulistão, com o técnico Vagner Mancini. A estreia aconteceu diante do São Caetano, em vitória por 1 x 0.
Já com Sylvinho, ainda naquela temporada, Vitinho seguiu sendo bastante utilizado e foi titular em alguns jogos do Brasileirão. Versátil, o jogador atuava em várias posições, como meia aberto pelos lados, meio-campista centralizado e até como segundo volante. Entretanto, o garoto não se firmou e foi alvo de críticas da torcida ao longo de 2021.
Em busca de novos ares, Vitinho foi emprestado ao Vasco para reforçar a equipe na Série B de 2022. Porém, o jogador sofreu com lesões no primeiro semestre daquele ano e teve o contrato de empréstimo rescindido em julho. Fora dos planos do técnico Vítor Pereira no Corinthians, acertou a rescisão de contrato com o clube e assinou sem custos com o FC Arouca, onde está há uma temporada e meia.
Vitinho se despediu do Corinthians após apenas 29 jogos, sendo nove como titular, um gol marcado e duas assistências. Pelo FC Arouca, de acordo com SofaScore, o jogador soma 12 partidas, com duas assistências.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados